segunda-feira, 7 de abril de 2014

Como eliminar cheiro de xixi de gato?


Os gatos são excelentes animais de estimação. Companheiros, brincalhões e muito carinhosos, estão ganhando a cada dia mais o coração de várias famílias. Embora sejam muito limpinhos, às vezes acontece de fazerem xixi fora da caixinha de areia. Isso é muito frequente quando o gatinho não é castrado. Ele urina pela casa toda para demarcar o seu território.

O melhor a ser feito nesses casos é castrar o bichano o quanto antes. Castrando, ele diminuirá muito a quantidade de xixi fora do lugar. Na maioria dos casos até parará de demarcar o território e passará a usar somente a caixinha. Enquanto você não leva o felino ao médico para castrá-lo, o xixi fora do lugar continua acontecendo e é necessário limpar. Urina de gato é forte, mas com algumas dicas domésticas, você conseguirá deixar tudo limpinho e eliminar o odor ruim.

Veja as dicas de como limpar o xixi de gato.

.::. No tapete: com um papel toalha, tire o excesso de urina. Deixe absorver o máximo que conseguir, trocando o papel toalha sempre. Misture uma parte de água para três partes de vinagre e derrame um pouco no lugar que ficou sujo com o xixi. Seque novamente com o papel toalha. Coloque bicarbonato de sódio por cima e esfregue com cuidado. Espere uns cinco minutos e limpe o bicarbonato com o aspirador ou com uma escova. O tapete estará limpo e sem cheiro.
.::. Nas roupas: caso ele tenha espirrado xixi até nas roupas, quando for lavar, coloque vinagre de maçã na água. Aproximadamente 100 ml para cada 8 litros de água. O vinagre ajuda a eliminar o cheiro de urina.
.::. No sofá: absorva o xixi com papel toalha. Misture na proporção de um para um, água e vinagre. Umedeça o local com o xixi com essa mistura. Cuidado com a cor do vinagre usado, para não manchar o seu sofá. Seque com um secador. Se o cheiro não tiver saído, coloque bicarbonato de sódio em toda a área afetada e por cima, detergente neutro. Esfregue com um pano ou com uma esponja, deixe secar e aspire para retirar o resíduo.
.::. Em livros: esse é o caso mais complicado e nem sempre a eliminação é possível. A primeira coisa a fazer é retirar o excesso de urina com um papel toalha, sem esfregar. Depois disso, pegue um saquinho plástico maior do que o livro e o coloque aberto dentro do saquinho. Coloque um pouco de bicarbonato (a quantidade vai variar de acordo com o livro e com o estrago). Feche bem o saquinho com uma fita adesiva, deixando com o mínimo de ar dentro. Sacuda para que o bicarbonato se espalhe. Sempre que puder, sacuda o livro durante o dia. Troque o bicarbonato diariamente e repita todo o processo por pelo menos uma semana. Se o estrago não foi muito grande, o cheiro irá sumir.
.::. Em paredes e chão: quando o chão não é poroso, no geral, lavá-lo com água e água sanitária é o suficiente. Porém, em superfícies porosas, isso pode não eliminar o cheiro. Nesse caso, depois de realizar a limpeza, faça uma mistura na proporção de uma para um de vinagre e água e borrife por todo o lugar. Deixe secar naturalmente.


Dicas gerais

.::. Mantenha sempre a caixinha de areia bem limpinha. Gatos não gostam de caixinha suja e isso pode levá-los a fazer xixi fora do lugar;
.::. Deixe a caixinha sempre no mesmo lugar. Mudanças podem deixá-lo inseguro, o que leva o bichando a urinar fora da caixa;
.::. Se ele se recusa a usar a caixinha, tente colocá-la em um canto, entre duas paredes. Isso fará com que ele se sinta mais seguro. Lembre-se que o local precisa ser calmo;
.::. Outro problema, que pode afetar o uso da caixinha, é a troca da areia ou o tipo que você está tentando usar. Alguns bichanos são mais sensíveis e só aceitam areia bem fina. Outros não gostam da areia com cheiro. Teste mais de uma para tentar com que ele se adapte à caixinha;
.::. Há desinfetantes próprios para tirar cheiro de urina dos animais da casa. Eles podem ser ótimos aliados na limpeza diária;
.::. Gatos que não são castrados demarcam o território. Castre seu pet;
.::. Se o seu gatinho sempre usou a caixinha e de uma hora para a noite parou de usar, observe bem se nada mudou no ambiente. A chegada de um novo animal, ausência de alguém, um barulho novo que possa estar assustando o bichano, ou algo assim, se nada for notado, leve o gatinho ao médico veterinário. Ele pode estar com alguma doença, sentindo dor ao urinar e ter ligado esse incomodo à caixinha. Por isso, parou de usá-la. Quanto antes for examinado, melhor.

Cuide do seu gatinho, castre-o e tudo dará certo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário