quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Cuidados com os animais de estimação no verão


As altas temperaturas do verão exigem cuidados especiais par os animais de estimação. Por conta do tempo seco, os pets precisam de mais hidratação e atenção.

De acordo com a rede de pet shops e clínicas veterinárias Pet Center Marginal, o desconhecimento do tutor nesta época do ano faz aumentar em 30% casos de atendimentos de cães e gatos com problemas de saúde devido ao calor.

Segundo a médica veterinária Karina Mussolino, é importante trocar com frequência a água da vasilha, para que esteja sempre fresca e disponível."Como não possuem glândulas sudoríparas, cães e gatos costumam desidratar mais facilmente que os humanos. A cena do bichinho deitado, com barriga no piso frio, explica o fato" diz.

Com apenas 10% de perda de fluidos corporais, os bichinhos já podem desidratar."Os sintomas são perda de elasticidade da pele, letargia, perda de apetite, olhos fundos, focinho, boca e gengiva secas. Atenção especial para os gatos, principalmente, que não ingerem tanta água e por causa disso podem desenvolver problemas renais", completa.

Em passeios ou viagens mais longas, também é importante não se esquecer de oferecer água e comida. "As caixas de transporte costumam esquentar também, se ele for permanecer tempo confinado, faça paradas para o animal andar e se refrescar", explica Karina.

Outra dica é certificar-se para que tenham um lugar fresco, onde não bata sol, para que possam se proteger do calor e das chuvas de verão. É importante que tenham a opção de um lugar com sombra, distante dos raios solares para se abrigar.

A veterinária finaliza, explicando que o aconselhável é que o animal tenha um piso frio, com os azulejos do banheiro e da cozinha, para poder deitar esparramado - uma forma instintiva para se livrar do calor e baixar a temperatura corporal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário