sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015
Bolas de pelo: saiba como preveni-las
Todos nós sabemos que os gatos são animais muito preocupados com a higiene. Cerca de 30% do tempo em que passam acordados é dedicado ao asseio diário. Mas, toda essa dedicação tem um preço: o fato de utilizarem a língua – que é bem áspera – como instrumento de limpeza, contribui para a ingestão de boa parte dos pelos soltos.
Os pelos ingeridos vão direto para o estômago e se misturam com as secreções gástricas e os restos de alimentos, formando as chamadas “bolas de pelo”.
As “bolas de pelo” são perfeitamente normais nos felinos e geralmente são expelidas através das fezes ou do vômito.
Quando tenho que me preocupar com as “bolas de pelo”?
Se seu gato estiver apresentando sinais de: apatia, falta de apetite, prisão de ventre e/ou tosse seca frequente com vômitos em formato tubular com presença de pelos, é hora de procurar o veterinário, pois, em casos mais graves, as bolas de pelos podem ir para o intestino e, se não conseguirem ser eliminadas, causam uma obstrução, o que poderá pôr em risco a vida do animal.
Como faço para prevenir as “bolas de pelo”?
Prevenir as “bolas de pelo” é bastante simples. Seguem algumas dicas de acordo com o tipo de pelagem do seu bichano:
Pelagem dupla e longa:
- Dê banhos a cada 15 dias;
- Escove frequentemente com rasqueadeira de cerdas longas e macias e pentes com pontas arredondadas.
Pelagem dupla e curta:
- Os banhos devem ser mensais, exceto nos períodos de primavera e verão, que podem ser quinzenais;
- Escove frequentemente com rasqueadeira de cerdas curtas e macias.
Sem subpelo:
- Os banhos podem ser mensais;
- A escovação pode ser semanal. Utilize escova de pinos de metal e pontas arredondadas.
Leve penugem ou ausência de pelos:
- Os banhos devem ser semanais, pois, para estes gatos, a pele produz gordura para proteção, levando à oleosidade excessiva.
Além do banho e da escovação, existem outras formas de evitar as “bolas de pelo”, como: alimentação adequada, principalmente através das rações premium e super premium com altas quantidades de fibras solúveis que ajudam no trato intestinal e os chamados “petiscos funcionais” que podem contribuir com uma dose extra de fibras.
Um outro ponto importante, mas que a maioria das pessoas não relaciona com o problema, é a questão do estresse e sedentarismo, que podem levar o animal a lamber o corpo compulsivamente e engolir mais pelos que o normal, o que nos leva à importância do enriquecimento ambiental para a saúde dos bichanos. Portanto, espalhe arranhadores, túneis, prateleiras, caixas vazias e outros brinquedos pela casa, e, não se esqueça também de interagir frequentemente com o seu melhor amigo!
Fonte: Gatos na Lua
Curta a Fan Page da Toca dos Pets no Facebook:
https://www.facebook.com/tocadospets
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário