terça-feira, 5 de janeiro de 2016

Que benefícios os gatos trazem para a nossa saúde?


Você sabe quais os benefícios os gatos trazem para nossa saúde? Além de serem um grande suporte psicológico, sobretudo para crianças e pessoas idosas, eles contribuem para a recuperação de doenças cardíacas, ajudam a baixar a pressão e até o colesterol.

Por esse motivo, a medicina têm utilizado os felinos como parceiros. E ninguém discute que compartilhar os dias com gatos faz viver mais e melhor.

Um ronrom saudável

Se o grande segredo de cura dos gatos parece estar no ronrom, que proporciona um efeito relaxante e tranquilizador, a própria presença e o privilégio de poder acariciá-los já é um motivo para melhorar o ânimo das pessoas.

Diversos estudos têm demonstrado que os gatos:

. Conseguem fazer com que os deprimidos voltem a sorrir;
. Estimulam o caráter social dos tímidos;
. Controlam impulsos violentos;
. Relaxam os nervos;
. Nos faz recuperar o sentido lúdico;
. Regulam nossa pressão;
. Mantêm nossos triglicéridos em bom nível.

Conheça os benefícios que os gatos fazem ao coração humano

Um estudo publicado no American Journal of Cardiology apontou que os donos de gatos que sofreram um ataque cardíaco têm menos possibilidades de morrer no ano posterior ao infarto em comparação com aquelas pessoas que não têm gatos.

O motivo parece ser que acariciar o felino e escutar o ronronado provoca uma vaso dilatação das artérias e dos vasos periféricos que ajudam no relaxamento.

Além disso, o contato com felinos acelera a recuperação das pessoas que foram submetidas a cirurgia cardiovasculares.

Gatos e pessoas idosas: uma boa combinação

Recentemente, uma pesquisa publicada pelo Journal of the American Geriatric Society concluiu que os adultos idosos que moram com um cão ou um gato apresentam um maior bem-estar psicológico.

Além de se sentirem acompanhados, ter que se ocupar com um animal de estimação os mantêm mais ativos. Por esse motivo, apresentam melhor desempenho em suas atividades diárias. Por exemplo:

. Deitar e levantar-se da cama;
. Preparar comida;
. Tomar banho;
. Vestir-se;
. Caminhar.

O estudo compreendeu quase 1000 homens e mulheres com idades entre 70 e 75 anos de idade.

As crianças e os gatos

As crianças que passam a infância com animais de estimação, além de desenvolver o sentido da responsabilidade desde muito cedo, serão seres mais sociáveis quando alcançarem a idade adulta e terão mais poder de comunicação.

Por outro lado, contra a crença instalada em muitos, os pequenos que crescem junto a gatos e cães são mais sãos e fortes.

Diversas pesquisas mostram que os bebês que convivem com estes animais de estimação durante seu primeiro ano de vida:

. Têm um sistema imunológico mais forte;
. Diminui a possibilidade de desenvolver alergias e asma no futuro;
. Reduzem o risco de sofrer infecções, sobretudo respiratórias e de ouvido;
. Curam-se mais rapidamente e precisam de menos antibióticos.

Terapia com gatos

Os especialistas definem como “efeitos positivos” as vantagens que os humanos têm na convivência com os felinos. Por isso, é cada vez maior a utilização de animais na terapia assistida por animais em hospitais, residências para idosos, escolas e prisões.

Uma equipe de investigadores da Universidade da Califórnia, em Los Angeles, nos Estados Unidos concluiu que, se um cão ou um gato visita um paciente hospitalizado por problemas de coração, ele tende a melhorar as funções cardíaca e pulmonar. E esses efeitos são atingidos em apenas doze minutos.

Além disso, estes animais de estimação são de grande utilidade para tratar pacientes com diversos transtornos psiquiátricos, como a depressão, a esquizofrenia, a ansiedade e algumas formas de neurose.

Os animais também têm sido utilizados com sucesso nos casos de doenças neurodegenerativas como o Alzheimer. E são ideais para melhorar a comunicação de crianças autistas.

Faça um favor a você mesmo: adote um gato

Se te interessa saber ainda mais sobre os benefícios que os gatos têm para tornar a vida humana mais saudável, apresentamos outras vantagens de acariciar um gato que ronrone muito:

. Faz esquecer situações de dor física ou espiritual;
. Acelera o período de recuperação de diversas doenças;
. Diminui o estresse e a ansiedade;
. Reduz os sintomas de dispneia;
. Ajuda a curar infecções ou inflamações;
. Contribui para curar lesões nos músculos, tendões ou ligamentos;
. Diminui o risco de sofrer um derrame cerebral.

Assim, se você ainda não tem um gato na sua vida, não hesite mais. Adote um e ofereça muito amor e cuidado. Com certeza, você se tornará uma pessoa mais saudável e feliz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário