sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Por que adotar um animal idoso?


Não é novidade para ninguém que os cães e gatos mais velhos estão “definhando” nos abrigos e lares temporários em todas as cidades do Brasil. Só de pensar que esses animais estão assustados, desorientados e esperando ansiosamente uma família de verdade, meu coração se enche de dor. E é ainda mais triste saber que muitos desses animais já passaram por algum tipo de violência ou crueldade e nunca irão ser adotados. Mais isso pode mudar, basta que algumas pessoas tomem uma atitude diferente e se informem mais sobre esses peludos.

A partir de hoje, quando você for adotar um animal de estimação, quando você for falar de adoção a um amigo ou até mesmo a pessoas desconhecidas seja diferente de todos os outros, e lembre-se de alguns motivos que irão lhe fazer adotar um animal mais velho.

Animais mais velhos têm modos: ao contrário dos filhotes, muitos animais mais velhos passaram anos vivendo com uma família e já estão socializados com os humanos. É uma questão de horas ou alguns dias para que aprendam as novas regras.

São menos destrutivos: a maioria dos animais de estimação mais velhos já passou por aquela fase de ficar destruindo os móveis ou rasgando seus sapatos.

Sem surpresas: você não vai ter surpresas em relação a quão grande ele pode ficar. Um animal mais velho chega até você com sua própria história, o que torna o seu futuro muito mais previsível do que o de um filhote de 8 semanas de idade.

Ótima companhia para idosos: muitos idosos encontram uma calma reconfortante em um velho animal de estimação. Eles apreciam ter um companheiro que também está “chegando lá” na idade. O novo amigo não se importa em ouvir as mesmas histórias dezenas de vezes e se contenta em passar pela vida em uma velocidade mais lenta.

Velho animal, novos truques: animais adultos podem se concentrar na tarefa (ao contrário de muitos de seus colegas mais jovens). Se o animal que você adotou é mais velho e ele precisa aprender algumas coisas novas, não se preocupe. Cães e gatos adultos são mais atentos e ansiosos para agradar seus donos.

Mais tranquilos: geralmente, cães e gatos idosos não estão cheios de energia selvagem para queimar. Por isso, você terá mais tempo para gastar com coisas divertidas ou apenas relaxar juntos.

Gratos por sua bondade: de alguma forma, animais mais velhos parecem saber que você lhes deu um lar, quando ninguém mais o faria. Os novos donos formam muito rapidamente um vínculo estreito com o seu cão ou gato, isto porque o animal mostra um nível de atenção e dedicação que é exclusivo.

E talvez, o motivo mais importante…

Você pode ser um anjo para estes animais: quase sem exceção, as pessoas que adotam animais mais velhos sentem uma sensação especial de orgulho em abrir seu coração para um animal de estimação que quase ninguém quer. Fazer uma coisa boa realmente faz você se sentir bem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário