terça-feira, 26 de julho de 2016

O que fazer quando o seu animal de estimação morrer?


Recentemente o noticiário falou bastante sobre o projeto de lei que quer autorizar o sepultamento de animais domésticos em cemitérios públicos de São Paulo. O projeto é de autoria dos vereadores Roberto Tripoli (PV) e Antonio Goulart (PSD). O assunto é polêmico, mas nos faz pensar sobre a seguinte questão: para onde podemos levar o nosso bichinho quando ele morrer? Quem já perdeu um animal de estimação sabe que esse é um momento de muita tristeza.

O corpo dos cachorros, gatos, pássaros e de outros animais domésticos não deve ser enterrado em terrenos baldios, nem jogado no lixo comum, pois essa ação é prejudicial ao meio ambiente. A carcaça desses bichinhos pode atrair roedores e insetos, contaminar o solo e o lençol freático e provocar doenças.

Uma pesquisa do Instituto de Geociência da USP (Universidade de São Paulo), realizada em 2008, constatou que 60% dos animais mortos são jogados em terrenos baldios ou enterrados no quintal de casa. Cerca de 7% são colocados em saco de lixos na calçada ou em caçambas, 20% são jogados na rua ou levados à prefeitura e apenas 13% são encaminhados à uma clínica veterinária.

Atualmente já existem serviços privados de cemitérios e crematórios para animais. Uma opção gratuita para quem mora na cidade de São Paulo é levar o corpo no bichinho de estimação à Estação de Transbordo Ponte Pequena que é mantida pela Loga e fica na Avenida do Estado, 300, no bairro do Bom Retiro. Nesse local o corpo do animal será refrigerado e depois será incinerado. O horário de funcionamento é de segunda a sábado, das 10h às 20h.

Além disso, existe um crematório de animais em São Paulo, o Pet Memorial. Ele foi inaugurado em junho de 2000 e é um espaço destinado ao culto de animais e é o primeiro crematório individual de animais domésticos da América Latina. Lá existe uma capela onde o dono pode fazer orações e prestar homenagens ao seu pet. Também tem salas de velório onde a família pode realizar uma cerimônia para o bichinho de estimação, além de contar com um cinerário que é uma gruta que a pessoa pode adquirir para guardar a urna com as cinzas do animalzinho. O Pet Memorial é um serviço pago, mas mantém convênios com vários pet shops e clínicas veterinárias. Mais informações podem ser obtidas no site www.petmemorial.com.br.

Cremar ou enterrar o seu animalzinho de estimação pode custar entre R$ 100 e R$ 930, dependendo da empresa e dos serviços oferecidos. Outra alternativa, é procurar o Centro de Zoonoses da sua cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário