quinta-feira, 1 de junho de 2017

Comprar ou adotar um animal de estimação?


Quem tem animalzinho de estimação em casa sabe, por experiência própria, que ele torna a vida mais leve e feliz. Eles são companheiros extremamente leais.  Fazem a alegria da casa e estão sempre por perto quando você precisa. Mas na hora de ter um bichinho muitas pessoas acabam tendo a dúvida: Comprar ou adotar um animal de estimação?

Comprar ou adotar um animal de estimação?

Ter um animal de estimação é algo que requer responsabilidade, cuidado, amor e carinho. Muitas pessoas decidem ter um bichinho por impulso e acabam não conseguindo cuidar dele. Essa é a causa da maioria dos casos de abandono. Esses animais ficam, então, perambulando pelas ruas em busca de alimento ou em abrigos, que estão cada vez mais lotados.

Fatores positivos da adoção

1- A adoção permite ao animal uma vida cheia de conforto e segurança.

Você poderá adotar tanto um animal de abrigo, quanto um animal de rua. Quando estão na rua eles sofrem uma série de riscos como ficarem desnutridos, serem atropelados ou até mesmo acabarem atacados por algum outro animal. Por isso é muito importante tirar os animais da rua.  Os abrigos também estão cada vez mais lotados, e por esse motivo ocorre de não conseguirem cuidar dos animais da forma devida. Algumas vezes, quando levados para casa, eles ficam um pouco desconfiados e retraídos inicialmente, mas assim que compreendem que você só quer ajudar, tendem a se mostrar bastante receptivos e passam aos poucos a confiar em sua nova família.

2- Adotar não significa necessariamente ter em casa um cão vira-lata

Existe todo tipo de cachorro nas ruas, em abrigos ou em lares temporários. Adotar nem sempre precisa ser sinônimo de ter um cão sem raça definida, muito pelo contrário, muitos cães de raça também estão a procura de um lar.

Acontece que as vezes, as pessoas compram cães e depois de um tempo decidem que aquele animal simplesmente não se encaixa em sua rotina. Geralmente desistem dele pois cresceu demais, porque não tem tempo, ou porque o cachorro destruiu os móveis, mudança, enfim, os motivos são vários. O caso é que nem sempre esses animais tem a chance de ser encaminhado a um abrigo, na verdade, a grande maioria acaba nas ruas.

3 – Adotar é um ato de amor

Alguns cachorros nascem nas ruas e nem sempre conseguem chegar a idade adulta. Se você deseja um filhotinho; pode considerar a adoção de um cachorrinho ou gatinho bem jovem, que tenha nascido nestas condições.

Na cidade de São Paulo, de acordo com o Centro de Controle de Zoonoses; 24 mil animais ao ano acabam em abrigos. Um número alarmante, de apenas 1.500 destes animais, conseguem ser adotados e infelizmente, milhares deles acabam sendo sacrificados.

A adoção é uma troca de amor entre o dono e o seu pet.
Por fim é sempre bom lembrar que os animais devem sempre serem tratados com amor e carinho!


#animaisdeestimacao
#animaldeestimacao
#bichos

Nenhum comentário:

Postar um comentário