quarta-feira, 20 de setembro de 2017
Tudo o que você precisa saber sobre check – up em animais de estimação
Quem é que não deseja ver seu pet bonito e saudável por muito e muito tempo, não é mesmo? Nós sabemos o quanto a vida dos animais é curta e o quanto nos preocupamos quando algo de ruim acontece com a saúde deles. Para isso, alguns cuidados são necessários — entre eles o check-up em animais de estimação.
Esta simples medida pode diagnosticar algumas doenças precocemente e evitar que muitas delas se agravem por falta de tratamento. Com isso, você garante a saúde animal do seu amigo. Lembre-se que qualquer doença, quando tratada na sua fase inicial, tem as possibilidades de cura infinitamente maiores.
Sendo assim, confira no artigo tudo sobre check-up, o que ele avalia, qual a periodicidade que deve ser feito e muito mais. Acompanhe!
O que é um checkup de animal de estimação?
É uma consulta em que o médico veterinário realiza uma avaliação geral no animal. Ele começa fazendo uma anamnese (questionário em que se obtém um breve histórico da vida do animal) e uma avaliação clínica.
Após isso, são requisitados alguns exames laboratoriais e, se necessário, alguns exames de imagem nos quais algumas doenças podem ser diagnosticadas.
Qual é a idade ideal para que o pet se submeta a essa avaliação?
O animal deve passar por um check-up em qualquer idade, desde filhote até a fase adulta. No entanto, quando ele ainda é novo, são verificadas apenas questões em relação à vermifugação, protocolo de vacinação, controle de pulgas ou carrapatos, diagnóstico de alguma doença congênita ou qualquer outro problema que eles possam apresentar momentaneamente.
Já na idade adulta e velhice, os exames podem ser mais aprofundados, visto que com o passar do tempo alguns problemas surgem sem que o dono perceba. Por isso, alguns exames laboratoriais e de imagens são requisitados, com a finalidade de diagnóstico e prevenção, mas geralmente sempre tem a ver com o que é avaliado na anamnese e exame clínico.
Qual a periodicidade de um check-up?
A frequência desse tipo de consulta depende de alguns fatores. No geral, para animais jovens e que não apresentam nenhuma doença pré-existente, a consulta pode ser feita anualmente — já que de qualquer forma ele terá que tomar as vacinas e ser vermifugado. No entanto, para animais acima de sete anos, essa frequência deve diminuir para seis meses.
O que é verificada na anamnese do pet?
A anamnese é um questionário feito pelo médico veterinário, no qual ele colhe algumas informações importantes sobre o histórico de vida do animal. As informações mais comuns em uma anamnese são: idade, local em que vive, alimentação, hábitos de vida (se faz exercícios ou se é sedentário, por exemplo), se convive com outros animais, se já cruzou, se já teve filhotes, entre outras.
Como é feita a avaliação clínica?
Na avaliação clínica são averiguados alguns dados acerca da saúde do animal. Confira quais são eles!
. peso;
. mensuração da temperatura;
. estado de vacinação (se estão em dia);
. vermifugação;
. saúde bucal;
. hidratação;
. coloração das mucosas;
. ausculta cardiopulmonar;
. se há presença de pulgas e carrapatos, entre outros.
Quais os outros exames que podem ser requisitados?
Dependendo dos resultados da anamnese e exame clínico, outros exames complementares podem ser requisitados, são eles: hemogramas, exames bioquímicos, testes hormonais, raio-X, ultrassonografia, eletrocardiograma e ecocardiograma.
Algumas doenças são bem silenciosas e só são descobertas por meio de exames mais aprofundados e específicos. Por isso, é muito importante o check-up, pois ele é capaz de livrar seu pet de tratamentos mais sacrificantes e intensos. Trata-se de uma medida preventiva que, certamente, traz uma vida mais longa e feliz para seu animal de estimação.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário