terça-feira, 17 de outubro de 2017

5 motivos para ter animais de estimação no ambiente de trabalho


Já pensou ter o seu pet por perto enquanto trabalha? Algumas empresas permitem animais no ambiente de trabalho e a prática tem inúmeros benefícios.

É cada vez maior o número de empresas que permitem a presença de animais no ambiente de trabalho. Nos Estados Unidos, os termos pet day ou dog-friendly são uma constante, permitindo que os funcionários levem seus cães, gatos e até pássaros para a empresa. No Brasil, a prática ainda engatinha, e muitos empregadores se mantêm céticos sobre sua efetividade. Mas motivos não faltam para que mudem de ideia.

Motivos para ter animais no ambiente de trabalho

De acordo com o pesquisador Randolph T. Barker, a presença de um animal no ambiente de trabalho é uma intervenção de baixo custo e que causa bem-estar. Ou seja, a prática é totalmente possível para muitas organizações que queiram aumentar a satisfação de seus funcionários.

A ideia, de um modo geral, é melhorar o ambiente de trabalho, promover a integração da equipe a reduzir os níveis de estresse. No entanto, para ter pets circulando pelo escritório é preciso ter planejamento e cuidado com o bem-estar dos animais e com o desconforto de funcionários que, ou não gostam de animais, ou têm restrições, como alergias.

Barker ainda ressalta que, para que essa satisfação e produtividade sejam observadas de fato, o animal deve ser amigável, limpo e bem-comportado, já que estará presente em um ambiente corporativo. Cumprindo esses requisitos, confira os benefícios de se ter uma mascote ou levar seu pet para a empresa.

1. Redução nos níveis de estresse

Está comprovado que a convivência e interação com os peludos ajuda no relaxamento, favorece a redução da frequência cardíaca e da pressão arterial. Pesquisadores da Universidade Virginia Commonwealth, nos Estados Unidos, chegaram à conclusão que a presença de cães na empresa pode reduzir os níveis de estresse e tornar o emprego mais satisfatório.

2. Aumento na satisfação

Com a presença dos animais no ambiente de trabalho, consequentemente as pausas dos funcionários aumentam. No entanto, essas pausas não são em nada prejudiciais à produtividade, pois permitem que os colaboradores se sintam mais atentos, criativos e satisfeitos – voltando a pleno vapor para o trabalho depois de cuidarem dos pets.

3. Mais comprometimento com a empresa

Em estudos apontados pela Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, quando há a presença de cães, gatos ou outros animais no ambiente de trabalho há um aumento considerável no comprometimento e confiança dos funcionários. Os mesmos também se tornam mais colaborativos quando estão inseridos em apresentações ou reuniões em grupo.

4. Redução nas faltas e ausências

Uma empresa que permite a presença de pets também é uma empresa que pode contar com uma maior assiduidade dos colaboradores. Segundo a American Pet Products Manufacturers Association, tendo animais por perto os funcionários tendem a trabalhar mais horas – aumentando a produtividade da empresa.

5. Mais interação entre funcionários

Se você tem um pet sabe muito bem como é prazeroso falar sobre ele com outras pessoas. Dizer o nome, a raça, o que ele gosta de fazer, as coisas que apronta dentro de casa são apenas alguns tópicos de um extenso assunto. Com isso, aquele seu colega do outro lado da sala que você mal dava bom dia pode se mostrar uma pessoa incrível quando se encontrarem em um papo sobre pets em comum.

Essa interação, além de fazer com que os funcionários saiam um pouco da frente do computador permite uma maior colaboração em projetos e trabalhos realizados em equipe.

#animaisdeestimacao

#animaldeestimacao
#bichos

Nenhum comentário:

Postar um comentário