quinta-feira, 23 de agosto de 2018

Alergia a animais de estimação: como saber se sou alérgico?


Se seus olhos enchem de lágrimas ou você começa a espirrar depois de brincar ou estar perto de um animal peludo como um gato ou cachorro, você pode ter alergia a animal.

A “caspa de animais” – uma combinação de pele, pelo e saliva – é extremamente pequena e leve. Assim, permanece no ar por horas, o que pode causar sintomas muito depois que o animal deixou a sala. E a caspa pode ficar em móveis, tapetes, colchões, estofados ou suas roupas.

Normalmente, as pessoas que têm animais de estimação podem, sem saber, carregar caspa com elas em todos os lugares que vão, incluindo a escola ou o trabalho.

A alergia aos animais peludos – gatos e cães em particular – é considerada um fator de risco para o desenvolvimento de asma e febre. Cerca de 30% das pessoas com asma descobriram ter tido um ataque de asma provocado por gatos, por exemplo.

E apesar do que você possa ter ouvido, não há raças verdadeiramente hipoalergênicas de cães ou gatos!

Sintomas comuns de alergia a animais

Aqueles pequenos pedaços de caspa podem facilmente entrar em seus olhos ou nariz. Alguns pedaços são mesmo pequenos o suficiente para entrar nos pulmões.

Pessoas com alergia à caspa animal podem reagir imediatamente, mas às vezes os sintomas podem ser adiados. Se você tem um ou mais desses sintomas depois de estar perto de um animal peludo, você pode ser alérgico.

. Espirro
. Nariz entupido ou abafado
. Dor facial (de congestão nasal)
. Tosse, sibilância ou dificuldade em respirar
. Olhos aquosos, vermelhos ou com coceira
. Erupção cutânea ou urticária

Como tratar a alergia a animais?

Ter alergia a animal não significa necessariamente que você precisa se livrar de seu animal de estimação para se sentir melhor.

Mas tudo contra o que você é alérgico pode aumentar! Assim, você precisa gerenciar a exposição antes de atingir seu limiar de sintomas.

O gerenciamento de exposição pode levá-lo abaixo do limiar de sintomas. Isso para que você possa manter o seu cão ou gato e tenha menos sintomas.

E para fazer isso, não se esqueça de consultar seu profissional de saúde para  ter certeza do que está gerando a alergia. Muitas vezes pode ser apenas uma coincidência o fato de você ser alérgico a outra coisa e ter um animal em casa!

Sou alérgico a animais? Como saber?

Você pode estar tão acostumado a lidar com o animal com o nariz escorrendo e os olhos irritados que pode não considerar pedir ajuda.

Mas como você sabe se seus sintomas são causados ​​por uma alergia animal ou não?

Um teste pode ajudar o seu profissional de saúde a determinar o que está por trás dos espirros sem fim, então não tente gerenciar o problema sozinho.

Um exame de sangue simples – juntamente com seu histórico médicao- pode ajudar a identificar os desencadeantes de alérgenos subjacentes, caso você tenha mesmo uma alergia.

E um exame de sangue pode ser feito mesmo quando você está tomando anti-histamínicos. Sabendo se você é alérgico e a o que você é alérgico pode ajudá-lo, ou um ente querido, a evitar ou minimizar os sintomas.
Como funciona o teste de alergia?

O teste cutâneo de alergia é chamado de Prick Test. É um método “in vivo” que tem por escopo constatar quais alérgenos (são substancias de origem natural, ambiental ou alimentar que podem causar alergia) a que a pessoa é sensível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário