segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Gatos


Os gatos são os animais de estimação mais populares do mundo. Segundo a Scientific American, mais de 600 milhões de gatos vivem entre nós. Apesar de domesticados, os gatos partilham todas as características dos felinos selvagens: são fortes e ao mesmo tempo extraordinariamente ágeis, dotados de grandes reflexos, sentidos apurados e instinto de caça. Os gatos conseguem ouvir sons imperceptíveis ao ouvido humano, têm visão nocturna apurada e um olfato superior ao nosso.

A personalidade dos gatos é ímpar e completamente oposta à dos cães: na relação humano-gato, o gato considera-se o líder, ao contrário do cão que considera o humano como o líder. O gato é o único animal doméstico que se domesticou a si próprio, aproximou-se e ficou junto dos humanos por iniciativa própria e não o contrário. São animais muito curiosos, geralmente não suportam ver uma porta fechada dentro de casa, mesmo que, depois de aberta, não manifestem qualquer interesse naquela divisão.


São brincalhões, muito independentes e conseguem ser teimosos, mas são também extremamente amigáveis e afetivos: um dos gestos mais carinhosos dos gatos é a famosa turrinha, que dão entre si e aos seus donos. Outro sinal de afecto e contentamento do gato é o não menos famoso ronronar (também pode ser sinal de dores ou problemas de saúde, mas um dono que conheça bem o seu gato saberá distinguir facilmente um ronronar de afeto de um ronronar de doença).

Nenhum comentário:

Postar um comentário