terça-feira, 10 de março de 2015

10 formas como o seu animal de estimação melhora a sua saúde mental


Os animais de estimação são importantes até mesmo na saúde mental. Veja 10 formas como o seu animal de estimação melhora a sua saúde mental.

Talvez os seus filhos tenham implorado por um cão até que finalmente você cedeu e disse que sim, ou talvez você já tenha um gato há muitos anos.

Seja como for, o seu animal de estimação provavelmente já se tornou num membro da sua família. 

Você levá-o em passeios familiares e até o inclui nas fotos de família. Mas o seu animal de estimação pode ser mais do que apenas um membro brincalhão da família; ele pode ajudar a aumentar a sua saúde mental!

Levam-no para fora de casa

Sol e ar fresco podem elevar o seu estado de espírito, o que é útil quando você percebe que o seu cão irá arrastá-lo para o ar livre, quer você goste ou não. A vitamina D que o seu corpo produz graças ao sol pode lutar contra condições físicas e mentais, como a depressão, cancro, obesidade e ataques cardíacos. Da próxima vez que o seu cão estiver impaciente, mas você estiver mais confortável no sofá, leve-o para uma caminhada... será bom para ambos.

Obrigam-no a mover-se

Falando em passeios, o seu animal de estimação vai querer sair para uma caminhada, quer você queira quer não. Quanto mais tempo você passar ao ar livre a caminhar ou a correr com o seu cão, mais forte e saudável você vai ser, o que é um grande impulso para a auto-estima.

São calmantes naturais

Você sabia que acariciar o seu cão pode ajudar a reduzir o stress? E não apenas em você. O carinho rítmico é reconfortante tanto para si como para o seu cão. Concentrar-se na textura da pele, no calor que irradia, e nas respirações aumentará os níveis de oxitocina, uma hormona que reduz a pressão arterial e os níveis de cortisol.

 São uma distração bem-vinda

Os animais de estimação certamente exigem muito da sua atenção. A sua implacabilidade para chamar a sua atenção às vezes pode ser chata, mas da próxima vez talvez você deva acolher a distração. Brincar com o seu animal de estimação vai distraí-lo do stress do seu dia e exige que você esteja totalmente no momento.

São uma grande companhia

Quando você está só, por vezes você pode querer alguma companhia, e é aí que o seu animal de estimação entra! Os animais de estimação são muitas vezes intuitivos e podem sentir quando você está a ter um dia difícil, recusando-se até a sair do seu lado.

São grandes ouvintes

Mesmo que você saiba que o seu animal de estimação não pode tecnicamente entender o que diz, é bom pensar que ele está a tentar. Desabafar sobre o stress do trabalho ou dos assuntos familiares pode fazer você sentir-se livre e aliviado pela informação que estava suprimindo. Certamente você nunca vai encontrar uma sessão de terapia mais barata nem mais bonita!

Eles amam incondicionalmente

Os animais de estimação não se importam com o que você veste, como você se parece, como você se comporta, ou com o que você comeu ao almoço. Eles são apenas felizes por estar com você. Pense na última vez que entrou pela porta e foi recebido por uma bola de pêlos, a abanar a cauda e a (tentar) suprimir o desejo de pular nas suas pernas. Você não pode deixar de sorrir!

Eles fazem sorrir

Quer você queira quer não, os animais de estimação fazem sorrir as pessoas. Sorrir desencadeia neurotransmissores e aumenta os níveis de serotonina e dopamina, que são transmissores nervosos associados com a calma e felicidade. Da próxima vez que o seu animal de estimação o fizer sorrir, abrace o sentimento e sinta o seu humor a melhorar.

São ótimos para a socialização

Provavelmente você já conheceu alguém enquanto caminhava no parque com o cão. O seu cão é um tema fácil de conversa para fazer novos amigos, especialmente se também tiverem um cão. Servindo como quebra-gelo é apenas uma das vantagens do seu animal de estimação.

Deixam a família mais unida

Assim como o seu animal de estimação é um tema fácil de conversa entre estranhos, o mesmo vale para certos membros da família. Se o seu filho é tímido ou nervoso ao falar com os membros mais velhos da família ou menos familiares, trazendo à tona um tema fácil e divertido como o seu animal de estimação pode fazer maravilhas.

Um animal de estimação da família é muitas vezes a primeira experiência com a morte que os seus filhos têm, e isso pode prepará-los para o final da vida. As crianças também aprendem a compartilhar e a assumir a responsabilidade com as tarefas relacionadas com o animal de estimação.

Fonte: Ciência OnLine

Curta a Fan Page da Toca dos Pets no Facebook:
https://www.facebook.com/tocadospets

Nenhum comentário:

Postar um comentário