quarta-feira, 1 de abril de 2015
Chocolate: como manter a alimentação do pet saudável durante a Páscoa
A Páscoa está chegando e muitos já estão ansiosos para receber e também presentear a família e os amigos com os tradicionais ovos. Mas, será que o chocolate faz bem ou mal para os pets?
Dar chocolate que nós, humanos, consumimos ao pet não é uma prática saudável para o animal. Isso porque esse doce contém teobromina, uma substância derivada do cacau e prima da cafeína, que apresenta um efeito vasodilatador, diurético e estimulante do coração e do sistema nervoso central.
Tanto o cão quanto o gato não devem consumir essa substância, pois, ao contrário de nós, humanos, o fígado deles não é capaz de metabolizá-la, fazendo com que ela se acumule e logo atinja concentrações tóxicas ao organismo dos animais.
Além de causar problemas ao cérebro e coração, o pâncreas também pode ser afetado devido ao alto teor de gordura do chocolate. Cães e gatos podem, por exemplo, apresentar vômitos, diarreia e distensão abdominal. O consumo de água também aumenta, assim como a temperatura corporal.
O chocolate, além do risco de intoxicação, pode contribuir também para a obesidade, sem contar os problemas nos dentes e até diabetes. Diante disso, é importante cuidar para que os chocolates não fiquem disponíveis para os pets e gatos. Eles podem, por exemplo, escalar mesas e armários, para comer as barrinhas ou os ovos de Páscoa. É preciso estar sempre atento!
Chocolate para pets
Existem também chocolates próprios para cães e gatos. Eles não contêm teobromina, mas têm o sabor e o cheiro parecidos com os nossos chocolates. Então, existe a possibilidade dos cães que comerem esses produtos se sentirem mais atraídos pelos nossos chocolates após experimentarem os deles.
Caso opte por dar esse tipo de chocolate para os cães, lembre-se de que ele não é a refeição principal e deve ser dado em pequenas quantidades, como agrado ou como petisco para treino.
Fonte: Cão Cidadão
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário