quinta-feira, 7 de abril de 2016

O que saber antes da adoção de animais de estimação


Você está pensando em adotar um animal de estimação? Antes de tomar qualquer decisão, saber que um bichinho irá mudar completamente a sua rotina e avaliar todas estas mudanças é fundamental para não agir de forma precipitada e depois se arrepender. Separamos neste post tudo que você precisa saber antes de adotar um animal de estimação. Vamos lá?

Animal de estimação é sinônimo de responsabilidade

Em primeiro lugar, é muito importante ter em mente que adotar um bichinho de estimação exige muita responsabilidade, pois é preciso cuidar da sua alimentação e da sua saúde, dar atenção, educá-lo e ensinar determinados comportamentos. Portanto, analise se você realmente tem tempo e disponibilidade para o seu pet. É comum encontrar pessoas que adotam animais de estimação para os filhos. Claro que isso é muito legal e ajuda no desenvolvimento da criança, mas lembre-se que você terá que cuidar do bichinho, não a criança.

Outro ponto fundamental a se pensar é no futuro. Logo de cara, a ideia de adotar um animal de estimação pode ser bastante tentadora, mas não se esqueça que eles vivem bastante tempo e você precisa ter espaço e disponibilidade para ele durante todo este tempo. Por isso, se você pretende mudar para um apartamento, por exemplo, dentro de alguns anos, talvez o ideal seja um cachorro de pequeno porte ou gato. Se você pensa em fazer um intercâmbio nos próximos meses, talvez seja melhor esperar seu retorno para a adoção.

Programe-se também financeiramente

Adotar um animal de estimação exige alguns gastos mensais, como vacinas, alimentação, brinquedos, acessórios, como guia e coleira, itens de higiene, banho e tosa (dependendo da raça), e claro que você precisa estar ciente disso. Também é muito importante ter uma reserva caso apareça algum imprevisto e seu bichinho precise de acompanhamento veterinário. Portanto, programe-se financeiramente e avalie bem seu orçamento para não tomar uma decisão precipitada.

Macho ou fêmea? Adulto ou filhote?

Se você tomou uma decisão e irá adotar um animal de estimação, agora é o momento de escolher algumas especificidades do seu novo companheiro. As fêmeas costumam ser mais dóceis, pacíficas e calmas. Já os machos, no caso dos cachorros, têm a mania de marcar território através da urina, além de serem mais agitados.

No que diz respeito à idade do animal, os filhotes são mais bonitinhos e fofos, mas precisam de mais atenção e cuidados que um adulto. Um ponto positivo de adotar um filhotinho é que você consegue treiná-lo desde pequeno, assim ele irá aprender mais rápido seus ensinamentos. Já animais adultos são grandes companheiros, independentemente de terem sido ou não criados por você.

Agora que você já conhece os principais pontos na hora de decidir adotar um animal de estimação e tomou sua decisão, escolha aquele que será seu companheiro para todos os momentos. Você já adotou um pet? Compartilhe sua experiência com a gente nos comentários e não deixe de visitar nossa loja virtual, com certeza temos um produto especial para o seu amigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário