quarta-feira, 29 de janeiro de 2014
Como cuidar dos pets no calor?
Durante o verão é necessário dedicar atenção especial aos animais de estimação. As altas temperaturas exigem cuidados diferentes e os raios solares também podem afetá-los, provocando queimaduras e até câncer.
A veterinária Simone Tostes, professora do departamento de Medicina Veterinária da Universidade Federal do Paraná (UFPR), lembra que, no verão, o melhor horário para passear com o bicho é antes das 10 e após as 15 horas, para evitar a alta incidência dos raios ultravioletas. E alerta: nos dias mais quentes é fundamental levar água e uma vasilha para que ele se mantenha hidratado. Além disso, ela recomenda o uso de protetor solar específico para pets, principalmente nas áreas descobertas de pelos, como focinho e orelhas. Esses cuidados, segundo Simone, dispensa proteções para as patas.
Na praia, a atenção deve ser redobrada
Antes de levar o bicho de estimação em uma viagem à praia, é importante consultar o veterinário. “Algumas raças podem ser alérgicas às condições existentes na praia e precisarão de cuidados adicionais”, afirma a veterinária Simone Tostes. É importante também que o animal esteja em boas condições de saúde, com as vacinas e vermífugos em dia. E é sempre bom lembrar que, além de ser proibida em vários balneários, a presença dos animais na areia não é saudável para eles nem para as pessoas.
O veterinário João Paulo Amadio, da Clinivet, orienta que não seja usado sedativo durante a viagem e que o transporte seja feito em caixas adequadas ao seu tamanho.
Simone alerta que, nessa época, animais de clima frio – como os huskies siberianos – precisam ser mantidos em um ambiente artificial, de preferência em local com ar-condicionado. Deixar o animal, seja qual for a raça, em condições que elevem muito a sua temperatura corporal pode levá-lo à morte. Por isso, fica o alerta: nunca deixe seu pet trancado no carro enquanto faz outra coisa, mesmo que seja por alguns minutos.
Fique atento
Confira as dicas dos especialistas para a estação de calor:
• Passear antes das 10 e após as 15 horas.
• Levar água para o animal se hidratar durante o passeio.
• Passar protetor solar específico para pets, no focinho e orelhas.
• Tosar o pelo de modo a ficar rente à pele.
• Alimentar o animal em horários mais frescos.
• Dar banho uma vez por semana, se a raça permitir.
Os donos devem procurar ter com os pets, os cuidados que mantém com eles mesma em dias mais quentes: alimentação e hidratação adequadas. Prestar atenção e perceber a mudança de comportamento dos cachorros, se estão ofegantes, por exemplo, costumam gostar de ficar em lugares frescos e não comem tanto. Esta falta de apetite, segundo a médica veterinária Simone, é normal para a época e, para evitar a perda de peso, o ideal é alimentar os animais em horários mais frescos, como no início da manhã e no fim da tarde.
Banho e tosa
Manter o pelo tosado, bem rente à pele, também é importante no calor, para dar mais conforto ao animal, como afirma o veterinário João Paulo Amadio, da Clinivet. Flaviana percebe que toda vez que seus cachorros são tosados eles parecem ficar mais confortáveis. O veterinário diz ainda que gatos também podem ser tosados, mas é necessário avaliar que reação esse procedimento provocará no felino, em termos de estresse.
Para refrescar, os animais podem tomar banho uma vez por semana e algumas raças, como o labrador, até podem brincar com a água diariamente, em uma piscina abastecida com água de torneira. Flaviana afirma que de vez em quando brinca de esguichar água da mangueira neles. Nessas situações, é importante lembrar sempre de proteger o ouvido do animal e secar bem o pelo depois da brincadeira. Mas fique de olho na temperatura dosecador, para não queimar a pele do bicho e acabar com toda a sensação de refrescância do banho.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário