sexta-feira, 14 de março de 2014

Agility: conheça o esporte canino de superação de obstáculos


O esporte ganha cada vez mais fãs e adeptos em todo o mundo.

Donos de animais de estimação estão sempre em busca de atividades divertidas para praticar com seus pets, juntando exercícios físicos tão necessários para os animais com brincadeiras que podem estreitar ainda mais os laços entre eles. Com isso em mente, cada vez mais pessoas encontram no agility para cães a solução perfeita para entreter, exercitar e se relacionar com seus pets.

Praticado em duplas, o agility une o cão e seu dono em um percurso com diversos obstáculos a serem superados, permitindo que sejam destacados o nível de interação da dupla e a capacidade e agilidade do animal. Com objetivos fundamentados no hipismo, esse esporte pode ser descrito como uma prova de habilidades que tem um circuito específico a ser concretizado pelo cão - que recebe a ajuda e o incentivo do seu dono em todas as etapas do percurso.

Dividido em duas categorias distintas – standard, para cães de grande e médio porte, e midi ou mini, para cachorros de pequeno porte – o agility para cães é regulamentado por uma Federação Internacional, e cada prova conta com uma média que varia entre 12 e 20 obstáculos, sendo a velocidade (e consequentemente, a agilidade) do cão o principal critério de desempate.

Além do tempo em que a prova é realizada por completo, as infrações cometidas pelo cão ao longo do trajeto também são de grande relevância para o resultado das competições desse esporte, regulamentado no Brasil pela Confederação Brasileira de Agility em conjunto com a Confederação Brasileira de Cinofilia.

Benéfico além dos laços afetivos e da prática de atividades, o agility (que pode ser praticado por todo tipo de raça e porte canino) também é um esporte que incentiva o aprendizado de diferentes comandos por parte dos cães – que devem ter adestramento básico de obediência para que possam passar pelos treinamentos necessários para praticar o esporte com sucesso.

A principal raça usada na prática do agility entre os standards é a border collie , que se destaca tanto em relação às outras que, em algumas competições, já existe uma categoria separada, onde competem todas as raças menos a border collie.

Fonte: Dr. Fábio Toyota (CRMV – SP 10.687), Médico Veterinário formado pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia – Unesp e responsável pelo setor de Oncologia Médica e Cirúrgica em Hospital Veterinário de São Paulo. Dr. Toyota é integrante da equipe de veterinários do portal CachorroGato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário