sexta-feira, 9 de maio de 2014

Como Se Comunicar com seu Gato


Escute seu gato. Ao observar as ações de seu gato enquanto ele mia, será possível distinguir quais miados se associam a determinados pedidos (ou protestos). Alguns miados comuns incluem:

.::. Miado curto: Cumprimento padrão
.::. Miados múltiplos: Cumprimentos animados
.::. Miado meio alto: Pedido por algo como comida ou água
.::. Ronrom longo: Uma exigência por algo
.::. Ronrom meio alto: Uma reclamação ou desgosto
.::. Miado pouco mais baixo do que o meio alto: Implorando por algo como comida
.::. Miado alto: Raiva, dor ou medo
.::. Tagarelar (ficar batendo os dentes rapidamente): Ânimo, frustração
.::. Ciciar (algo entre um miado e um ronrom com crescente inflexão): Cumprimento amigável entre a gata mãe e os filhotes.
.::. Ronrom: Convida para um contato aproximado ou atenção
.::. Silvo: Um sinal sério de agressão.

Observe seu gato. Visto que gatos são mais “fluentes” em linguagem corporal, certos gestos acompanharão vocalizações para reforçar as mensagens.

.::. Cauda para cima com uma volta na ponta: Feliz
.::. Cauda se contraindo: Animado ou ansioso
.::. Pelo na cauda se arrepiando: Muito animado
.::. Cauda vibrando: Muito animado e feliz em ver você
.::. Pelo na cauda se arrepiando enquanto a cauda se dobra na forma de um N: Extremamente agressivo
.::. Pelo na cauda se arrepiando, mas a cauda está baixa: Agressivo ou assustado
.::. Cauda baixa e entre as pernas: Assustado
.::. Pupilas dilatadas: Bastante brincalhão ou animado; também pode ser sinal de agressividade
.::. Piscando lentamente: Afeição, indicando que o gato se sente confortável com quem estiver por perto
.::. Erguendo o nariz e recuando levemente a cabeça: “Eu conheço você.” Gatos sentados na janela podem cumprimentá-lo desta maneira se você passar por ele
.::. Se o gato se esfregar em você, isso significa que ele lhe marcou como propriedade
.::. ”Beijo” de nariz molhado: É um gesto de afeição próprio dos gatos
.::. Orelhas para trás: Medo, ansiedade, ou em um modo muito brincalhão; também usado quando cheiram algo que querem conhecer melhor
.::. Língua saindo rapidamente e lambendo o lábio inferior: Preocupado, apreensivo
.::. Esfregando cabeça, corpo e cauda contra uma pessoa ou animal: Ritual de saudações
.::. Dando-lhe cabeçadas: Amizade, afeição
.::. Cheirando o rosto: Confirmando identidade
.::. Arranhando: Um gato irá lhe arranhar sutilmente como um sinal de felicidade ou de diversão; de qualquer modo, seu gato conhece e ama você
.::. Lambendo você: O maior sinal de confiança. Seu gato pode considerá-lo parte da família, como uma mãe limpando os filhotes. Também pode ser que você apenas tenha algo gostoso na mão.

Converse com seu gato. Como mencionado, gatos estão sempre aprendendo a se comunicar conosco. Quanto mais você se comunica com o gato, mais rápido ele irá aprender.

.::. Use um tom de voz razoavelmente elevado para indicar amizade e um tom de voz mais baixo para indicar desgosto ou agressividade.
.::. Repita a mesma palavra, dormir ou cama, sempre que for para cama. Eventualmente, seu gato começará a associar o som da palavra repetida com suas ações, podendo até entrar no quarto antes de você. Use a palavra banho consistentemente cada vez que estiver pronto para tomar um, e eventualmente seu gato poderá acompanhá-lo ao banheiro e sentar perto da banheira para esperá-lo.
.::. Se você piscar lentamente ao fazer contato olho a olho com seu gato, ele normalmente responderá aproximando-se para ser acariciado. Isto é visto como um gesto pouquíssimo ameaçador.
.::. Seja consistente. Um erro comum que donos de bichinhos cometem é dizer “não” e brincar com o gato ao mesmo tempo. Isso confunde a cabeça do animal. Portanto, se você que seu gato vá embora, um firme “até mais” e um empurrãozinho gentil, sem demonstrar afeição, irá fazer com que o bicho saiba que a presença dele não é desejada no momento. A maioria dos gatos tentará invadir seu espaço pessoal duas ou três vezes, geralmente vindo de direções diferentes. Ao dizer “Até mais”, seja paciente.

.::. Desenvolva um “tom de comando” para usar com seu gato quando ele estiver fazendo algo que você considera errado. Use uma voz que surja naturalmente e que possa ser replicada facilmente, mas que também seja distinta de sua voz comum. Se você usar essa voz seriamente por algumas vezes, seu gato aprenderá a associá-la com a ideia de que ele está causando desagrado.
.::. Faça um rápido e direto silvo ou som de cuspe como um comando de “não”. Isto é semelhante ao som feito pelo próprio bicho para dizer “não”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário