quinta-feira, 10 de julho de 2014

Dentes dos pets devem ser escovados diariamente


Além do carinho de sempre, do banho e das brincadeiras, os animais de estimação precisam de uma série de cuidados, entre eles escovação diária dos dentes. Os principais problemas odontológicos que os pets podem apresentar são periodontite, retenção dos dentes decíduos (dentes de leite), diminuição do esmalte, fraturas dentárias, má oclusões e fraturas ósseas.

O médico veterinário e docente da Universidade Norte do Paraná (Unopar), Bernardo Kemper, destaca que a doença periodontal acomete principalmente os cães e é causada pelo acúmulo de restos de comida, formando a placa bacteriana e o tártaro. “Se não for tratada precocemente pode levar a perda do dente”, completa.

Já nos gatos o problema mais comum é a gengivite, que pode ocasionar falta de apetite, salivação excessiva, dificuldade em beber água e perda de peso.

Os pets devem ser acostumados à escovação enquanto ainda são filhotes. Quanto mais cedo forem condicionados ao procedimento, não vão reconhecê-lo como algo ruim. “Os proprietários escovam seus próprios dentes todos os dias e esquecem dos seus animais. A escovação ajuda a diminuir as chances do seu peludo se tornar agressivo e fora do controle sempre que for examinado, contido, ou manipulado”, complementa Kemper.

Com a evolução do mercado pet, já podem ser encontrados produtos específicos para a higiene bucal dos animais, como escova, pasta e enxaguante bucal.  O procedimento deve ser realizado, ao menos, a cada dois dias. No entanto, a indicação é que seja diário.

A primeira dica é escolher um ambiente calmo e um horário tranquilo para que o seu bichinho não fique irritado ou distraído. É preciso ter paciência, deixe que o pet se acostume com a escovação. Aproveite este momento para dar carinho.

A escovação deve ser iniciada por uma massagem na gengiva e posteriormente nos dentes da frente. Após alguns dias, uma dedeira de plástico deve ser introduzida.  “Sempre que terminar a escovação, dê um pouquinho de água e carinho. Mantenha este esquema até o seu bichinho de estimação comece a aceitar a escovação com naturalidade. Faça movimentos lentos e circulares. Certifique-se de massagear a linha da gengiva, além da parede dos dentes. Não o force se ele não quiser ser escovado, deixe para outro momento”, explica Bernardo Kemper.

Alimentos moles (como pães) devem ser evitados, já que eles fixam mais facilmente nos dentes e facilitam o acúmulo de bactérias e o desenvolvimento de doenças. Comida caseira e rações úmidas e enlatadas também aderem com maior facilidade aos dentes. A opção mais saudável é ração seca e dura.

O que fazer se o pet não aceitar a escovação? Após a insistência e vários agrados, ofereça brinquedos de morder, ossinhos artificiais e biscoitos para cães. Estes petiscos auxiliam na remoção mecânica do tártaro.

Texto: Renata Santos - Londrix Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário