quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Porquinho da Índia, um amigo fiel


Dizem que o cachorro é o melhor amigo do homem, mas a lista de animais de estimação vai muito além da opção pelos cães e inclui até mesmo os roedores. Prova disso é o porquinho da índia, que está cada vez mais presente nos lares brasileiros.

“São os queridinhos da garotada e apresentam uma grande interatividade. Aqui na loja a procura é boa e vendemos uma média de 15 animais por mês”, conta o vendedor Anderson de Oliveira, da Premium Petshop.

De fácil sociabilidade e donos de grande simpatia, esses bichinhos seduzem as crianças, e depois os pais, que convencidos acabam cedendo ao pedido dos filhos e levando-os para casa. Os animaizinhos (medem aproximadamente oito centímetros na infância e pode chegar até 25 na fase adulta) são companheiros e retribuem com carinho os cuidados dos donos.

“A alimentação deles deve ser à base de rações e também folhas, exceto alface, porque é diurética, e precisa ter sempre água limpa disponível”, ressalta Anderson. A higiene é outra parte importante e que precisa estar presente na lista de cuidados: banhos, corte das unhas e até limpeza das orelhas, além de deixar a gaiola limpa com a troca de jornais ou de serragem, que serve para absorver o odor de urina e fezes.

As unhas dos porquinhos precisam ser aparadas de tempos em tempos para que não cresçam demais e se curvem, o que pode machucar as patas. Se o dono não se sentir seguro para fazer o corte é recomendado que procure um especialista. O espaço de alojamento pode ser em uma gaiola de um metro por 60 centímetros. “Ele pode ficar também em um cercado. Caso fique solto em casa, é preciso ter atenção com gatos e cachorros ou gaviões”, lembra Aderson.

Denominação

Os porquinhos da índia podem ser encontrados em diversas cores e atingem um peso de aproximadamente um quilo na fase adulta. Segundo Anderson, a gestação dura 28 dias e um mesmo macho pode acasalar até quatro fêmeas.

Embora recebam esta denominação, esses bichinhos não têm ligação nenhuma com os suínos e muito menos são originários da Índia. O nome “porquinhos” é uma referência ao som que produzem, similar ao grunhir dos porcos. Já o complemento “da Índia”, deve-se ao fato de serem originários da América do Sul, ou “Índias Ocidentais”, como era conhecida essa região pelos europeus, em uma confusão com as Índias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário