segunda-feira, 11 de agosto de 2014
Raiva: uma doença infecciosa que pode afetar o seu animal de estimação
O mês de agosto é conhecido como o mês do cachorro louco devido a vários acontecimentos ocorridos no Brasil e no mundo. Podemos citar a 1ª Guerra Mundial em 01.08.1914, o ataque de Hiroshima e Nagasaki em 06 e 09.08, a posse de Hitler como chefe de Estado em 02.08.1934. Em Portugal, por exemplo, não poderia haver casamento no mês de agosto, devido a muitas mortes de maridos.
Já no Brasil, o ditado popular, é que no mês de agosto, os animais adquiram a raiva com mais facilidade. O que segundo Eduardo Bettoni, médico veterinário, não deve ser levado a sério. “Neste mês, há o solstício de inverno, no qual as fêmeas entram no sio, por isso o tumulto e o espanto das pessoas”, explica Eduardo.
A raiva é uma doença infecciosa que afeta os mamíferos, causada por um vírus que se instala e se multiplica. A raiva é transmitida pela saliva infectada que entra no corpo através de uma mordida ou pela pele rachada. A raiva pode afetar também o ser humano.
A raiva pode apresentar vários sinais clínicos, tornando-se difícil diferenciar de outras síndromes nervosas aguda progressivas. Os sinais podem incluir alterações de comportamento, depressão, agressão, dilatação da pupila, mordidas no ar, salivação excessiva, dificuldade para engolir devido à paralisia da mandíbula, entre outros.
“Os animais que possuem mais probabilidade de terem a raiva são aqueles que não possuem dono. Aqueles que circulam pelas ruas”, afirma o médico.
Um cuidado especial para os donos que gostam de ir caçar. Muitos levam os animais junto, como os cachorros, mas é preciso haver um certo cuidado. O veterinário explica, “O animal silvestre é o maior portador da raiva, quando os cachorros vão para caça é necessário atenção”.
As clínicas veterinárias possuem as doses adequadas para a vacinação contra a raiva, leve o seu animal de estimação até uma delas, você estará cuidando do seu animalzinho e de quem o rodeia.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário