quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Animais de Estimação: Alimentos perigosos para cães e gatos


Os cães e os gatos são provavelmente os melhores amigos do Homem. Para muitos de nós, eles são a nossa companhia e são eles que nos recebem cheios de alegria sempre que chegamos em casa depois de mais um dia de trabalho.

Embora eles sejam superqueridos e gostarmos de partilhar tudo com eles, temos de prestar muita atenção ao que lhes damos de alimento. Eles não sabem distinguir os alimentos que são ou não benéficos a eles – e muitas vezes o que é natural e inofensivo para nós, pode ser perigoso e até fatal para eles, pois os seus organismos e processos de digestão são diferentes dos nossos. Podemos estar a intoxicar os nossos melhores amigos sem saber.
É por isso muito importante que nós (os seus donos) sejamos capazes de identificar e de eliminar todos os alimentos que são tóxicos do alcance dos nossos cães e gatos.

Assim sendo, hoje vamos partilhar com vocês os alimentos que devem manter bem longe dos nossos amiguinhos patudos.
Um dos casos mais conhecidos de alimentos que os cães e os gatos não podem comer. O chocolate possui uma substância chamada teobromina, que mesmo em pequenas quantidades pode provocar nervosismo, excitação, diarreia, vômitos, paradas cardíacas e convulsões, que podem levar à morte do animal.

É preciso ter especial cuidado com os cães, que se sentem tão atraídos como nós pelo sabor doce do chocolate.
Existem biscoitos próprios nas lojas de animais para poder dar “um docinho” ao seu cão ou ao seu gato, sem colocar em risco a sua saúde.
O café é uma bebida que nós consumimos para estimular o sistema nervoso, manter-nos mais alerta e despertos. Contudo nos animais, em especial animais hipertensos, pode provocar taquicardia e até mesmo paradas cardíacas e convulsões. Isto é válido para outras bebidas que contenham cafeína na sua composição, como chás e refrigerantes.

A ingestão de alimentos com estes produtos podem provocar vômitos, diarreia, diminuição da coordenação motora, dificuldade em respirar, tremores e até mesmo a morte. Apesar de o cheiro a álcool costumar afastar os animais, pode haver algum peludinho que seja mais curioso, portanto, nada de “brincar” e colocar um pouco de álcool na água do seu animal (sim, existem pessoas que erradamente o fazem, em especial com cachorros).

Muitas pessoas não sabem, mas as uvas são uma fruta extremamente perigosa para os animais, em particular para os gatos. As uvas e as passas podem provocar insuficiência renal aguda, insuficiência hepática, vômitos, diarreia e em alguns casos até mesmo a morte do animal, embora ainda não se saiba ao certo qual o componente das uvas que provoca todos estes problemas nos animais.
Estes alimentos, quando não estão cozinhados, podem conter bactérias como a Salmonella e a E. Coli. Estas bactérias podem ser muito perigosas para a saúde do seu animal de estimação. A ingestão de ovos crus pode também induzir a problemas de pele e de pelo.

Os ossos podem fazer com que eles se engasguem, sufoquem e até podem perfurar algum órgão interno. Se pretender dar um osso ao seu cão, como presente, é melhor comprar um osso fabricado especialmente para eles, disponível em qualquer loja de animais.

O alho, a cebola e o cebolinho contêm na sua composição uma substância que provoca a destruição dos glóbulos vermelhos, o que pode causar anemia e aparecimento de sangue na urina caso os animais consumam alimentos temperados com estes ingredientes. Em casos de anemia grave, o animal pode vir a necessitar de uma transfusão de sangue no veterinário.

Como os sintomas da anemia podem demorar a manifestar-se, se sabe ou suspeita que o seu animal ingeriu estes ingredientes, é preferível levá-lo ao veterinário mesmo que ainda não tenha reparado em nada de estranho nele.
Estes são somente alguns dos alimentos perigosos à saúde animal, existem vários outros que podem causar problemas ao seu amiguinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário