quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Como ensinar o cão a não pular nas pessoas


Seguindo, diariamente, os três passos simples apresentados nesse artigo, donos conseguem ensinar seus cachorros a não pularem nas pessoas

Existem duas causas principais pelas quais cães pulam nos seus donos e em outras pessoas.  Para cães menores ou filhotes, pular no dono várias vezes é uma forma de se aproximar do rosto e das outras partes do corpo que exalam mais cheiro.  A outra causa, e a mais comum entre cães, é para o cachorro estabelecer a sua dominância dentro do grupo.

Quando o cachorro pula no dono assim que o dono chega em casa , ou em outras visitas, ele está fixando o seu status de dominante na matilha.
Como ensinar o cachorro a não pular nas pessoas

O fator mais importante para ensinar o cachorro a não pular nas pessoas é a consistência.  Seguindo as regras abaixo, é possível ver resultados em alguns dias.  Porém, para manter o bom comportamento do cachorro, donos devem sempre continuar a implementar os passos abaixo.

Ignore o cachorro quando você primeiro entrar em contato com ele.  Seja chegando em casa depois do trabalho ou vendo o cachorro pela primeira vez pela manhã, é importante não falar, olhar ou tocar no cachorro até ele se acalmar.  Pouco a pouco, ele entenderá que a maneira certa de se comportar quando entrar em contato com você é esperando calmamente.

Quando o cachorro pular em você, vire de costas ou mude de direção.  Em vários casos, o cachorro segue o dono e continua pulando, às vezes até mais intensamente, para chamar a atenção.  Quando isso ocorrer, você deve simplesmente continuar ignorando o seu cachorro e andar em uma outra direção.  Se for necessário tirar o seu cachorro de cima de você, calmamente , remova-o, porém, em nenhum momento, fale com o seu cão.

Quando você tiver visita em casa. Peça para o seu cachorro sentar e para as visitas seguirem os passos 1 e 2 mencionados acima.
Sempre recompense os comportamentos desejados.   Quando o seu cachorro estiver calmo, dê-lhe atenção.  Logo, ele associará esperar calmamente , sem pular , com receber muito carinho e atenção.

Como evitar que o cachorro pule nas pessoas

Quanto mais agitado o cachorro estiver, maior as chances de ele pular em seus donos e outras pessoas.  Sendo assim, donos devem sempre ficar calmos perto de seus cães.

Não faça “festa" para o seu cachorro antes de sair de casa.  Às vezes, tentando acalmar os seus cães antes de saírem de casa, donos agitam ainda mais os seus animais.  Isso ocorre quando o dono cria alguma rotina antes de sair ou dá um tchau estendido para o cachorro.

Não grite ou dê bronca no cachorro

Para que ele sente ao invés de pular ajuda o cão a perceber que a atitude certa é sentar e não pular. Assim ele troca um mau comportamento (pular) por um bom comportamento (sentar) e isso facilita o aprendizado. Sempre que ele pular diga um comando de voz firme como “sai!” e logo em seguida aplique o comando de sentar com um gesto claro e firme apontando o chão.

É muito recomendado você treinar esta atitude com algum amigo que não more na sua casa. Oriente seu amigo a entrar diversas vezes na casa e ir até o cão. Peça para que ele reaja da maneira mostrada acima sempre que o cachorro pular. É melhor treinar com alguém de fora da casa pois o cão se acostuma a não pular em visitas. Avise o amigo para só dar atenção e acariciar o cão sempre que ele sentar e não pular.
Além disso isso facilitará que outras pessoas o ajudem a realizar os cuidados básicos do seu cão, como  dar banho no cachorro  e escovar os pêlos .

Repita o treinamento utilizando recompensas sempre que o cão sentar na presença de um visitante. Assim em alguns dias ele já estará sentando automaticamente sempre que um visitante chegar.

2 comentários:

  1. Basicamente nos sempre estamos ensinando nossos cães a fazer isso, quando eles vem correndo e pulando na gente, nos sempre fazemos carinho neles, pronto, nos dizemos a ele que gostamos que ele faça isso.

    Como adestrar cães, como adestrar um cachorro http://bit.ly/1B7PN8a

    ResponderExcluir
  2. Na minha casa também tinha esse problema... Minha cachorra pulava muito nas pessoas daqui de casa. Depois que apliquei as técnicas encontradas neste curso http://bit.ly/cursoadestrarcaes não tivemos mais problemas. Esse curso é ótimo, recomendo viu!

    ResponderExcluir