sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014
Como treinar o cão para a chegada do bebê
Como acostumar seu cão a se comportar e receber feliz a chegada do seu filho recém nascido.
A entrada de um bebê significa uma grande mudança na rotina da sua casa. Para você, os horários de comer, dormir e trabalhar vão mudar. Para o seu cachorro, poderá haver alterações no horário de alimentação, caminhadas e carinho. Considerar e se preparar para essas alterações antes de chegada do bebê é a melhor forma de garantir uma transição tranquila para todos os membros da família.
Na maioria dos casos, a chegada do bebê implicará em alterações no tipo e quantidade de atenção que você hoje dá ao seu cão. Isso é especialmente real em casos em que o cachorro ainda não convive diariamente com outras crianças.
Por esse motivo, preste atenção no seu comportamento quando está perto do seu cachorro e faça as alterações que provavelmente ocorrerão após a chegada do bebê o mais cedo possível e de forma gradual.
Veja também nossa galeria: 5 coisas que mudarão na rotina do seu cachorro após a entrada de um bebê
Atenção Verbal
Quanto você conversa com o seu cachorro no seu dia-a-dia? Um estudo feito pelo Professor Beck em uma universidade Americana mostra que até 97% dos donos de cachorros conversam com os seus animais. Pode ser que após o nascimento do bebê você continue conversando com o seu cachorro, mas provavelmente a forma com que essa comunicação se dá mudará.
Por exemplo, se hoje você conversa com o seu cachorro quando chega em casa ou está cumprindo as suas rotinas diárias, é comum que essa atenção será redirecionada ao bebê. Ou se hoje você conversa com “voz de bebê” com o seu cachorro, pode ser que a forma e o tom mude. Afinal, a voz de bebê será usada para o bebê!
Durante os meses antes da chegada o bebê, é importante analisar quando e como você conversa com o seu cachorro para já preparar o seu cachorrinho para as mudanças que estão por vir. Diminua a quantidade de conversas com o seu cachorro gradativamente para ele não associar a mudança ao bebê.
Atenção Física
Além da atenção verbal, analise também a atenção física que você dá ao seu cachorro diariamente. Se hoje o seu cachorro deita no sofá com você quando você assiste televisão, dorme junto cama e acompanha a sua rotina, vale lembrar que esse tipo de atenção também vai mudar quando o bebê chegar. Talvez a cama será um lugar para você ficar com o seu bebê, por exemplo.
Preste atenção também na forma com que você brinca com o seu cachorro ou apresenta novas coisas a ele. Com o pequeno bebê em casa, será necessário ter um cachorro calmo, que não pule em você, late muito ou morda.
Mudanças no nível e quantidade de atenção
Qualquer redução no nível de atenção dada ao seu cachorro deve ser feita de forma gradual. Se você esperar a entrada do bebê para fazer essas alterações, o seu cachorro pode associar essas mudanças ao bebê.
Na maioria dos casos, a aproximação da data de nascimento do bebê implica em um maior nível de ansiedade nos pais. Considerando que o tempo e atenção dos pais durante as semanas antes e após a chegada do bebê normalmente são dedicados inteiramente ao neném, é importante definir algum tempo de atenção exclusiva ao seu cachorrinho.
Uma boa forma de fazer isso é garantir aproximadamente 30 minutos por dia de atenção individual com o seu cão. Assim, o seu cão entende que ele continua com a sua atenção, embora a forma de como você dar essa atenção foi alterada.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário