segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014
Que tal um coelho de estimação? Veja o que você precisa saber.
Engana-se quem acredita que ter um coelho de estimação é como ter um hamster maior. Os coelhos são extremamente sociais e carinhosos, pedem carinho e dão muito afeto.
Existem várias raças, de diversos tamanhos e tipos de aparência. Há, inclusive, uma versão bem pequena, chamada minicoelho.
Esses animaizinhos são carinhosos, mais independentes do que os cães, não são barulhentos, e não precisam de muita manutenção nem espaço. São companheiros perfeitos para quem ama animais e mora em apartamento.
Os coelhos são animais que representam um longo compromisso, a expectativa de um minicoelho é de 12 a 15 anos, e de coelhos maiores é de 9 a 12 anos. As rações costumam ser baratas e a manutenção relativamente simples. Mas todo animal de estimação requer cuidados, atenção e carinho, por mais simples que sejam.
Existem mais de 40 raças de coelhos reconhecidas, e essas raças ainda apresentam muitas variações.
De acordo com a ARBA (American Rabbits Breeders Association), há mais de 40 raças de coelho que podem ser domesticadas. No entanto, as raças mais populares como pets são o Coelho Angorá, Lop, Fuzzy Lop, Holandês, Rex, Polonês, Lion Head e Hotot. A maioria dessas raças apresenta uma grande variação de coloração entre os exemplares e ainda a versão anã, chamada minicoelho.
Há pouquíssima variação de temperamento entre raças, que costumam ser muito dóceis e espertas.
Os coelhos são animais extremamente afetuosos. São inteligentes e têm uma grande capacidade de aprender, especialmente se comparados a outros roedores. São animais perfeitos para quem mora sozinho ou para uma família com crianças.
Apesar de haver pouca variação de temperamento e personalidade entre as diferentes raças, algumas se destacam pelo afeto extremado: o Polonês, o Holandês, o Hotot e o Lionhead são extremamente afetuosos e não se assustam com o toque de crianças. Como são animais delicados, é bom instruir as crianças a serem muito gentis ao acariciá-los, para que os animais não se machuquem.
Raças como o Angorá e o Fuzzy Loop são muito carinhosas, mas um pouco mais desconfiadas, principalmente com crianças.
Quando trouxer um filhote de coelho para casa, seja gentil e evite barulhos altos, isso fará com que eles se acostumem e percam a timidez inicial.
Coelhos podem ficar soltos, mas é recomendado que tenham uma gaiola.
Os coelhos são animais carinhosos, mas independentes. Não requerem tantos cuidados e atenção como um cachorro, mas ainda assim você gastará um certo tempo e dinheiro para atender suas necessidades.
Coelhos podem ficar soltos com supervisão sem problemas, principalmente depois de treinados a fazer as necessidades no local correto, mas é imprescindível ter um espaço onde ele possa se alimentar, descansar e ser mantido enquanto estiver sozinho. Esse espaço pode ser um cercadinho ou uma gaiola. Se optar pela gaiola, ela deve ser grande. Forre com serragem e jornal. A gaiola ou cercadinho devem ser limpos diariamente. Os coelhos não têm cheiro forte, mas sua urina, com alta concentração de amônia, tem. Por isso, limpe e troque a serragem diariamente.
Esses bichinhos são lindos e fofos, mas têm o hábito de roer, então tenha cuidado ao deixá-lo solto sem supervisão, ele pode roer um fio e tomar um choque. Eles precisam de exercício, não os mantenha confinados em uma gaiola o tempo todo. Brinque com seu pet, faça-o correr pela casa e divirta-se! Nunca pegue seu coelho pelas orelhas, elas são extremamente delicadas e isso machuca muito o bichinho. Pegue-o pelo dorso e logo lhe dê apoio para as patas traseiras, assim ele não se machuca nem fica afoito.
Lembre-se de sempre deixar bastante água limpa e fresca para o pet. Bebedouros automáticos e especiais para roedores são excelentes. Quanto à alimentação, uma ração para coelhos complementada com cenouras, frutas e folhas como almeirão e couve são o suficiente para mantê-lo saudável e bem-alimentado.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário