quinta-feira, 28 de maio de 2015

Dicas para cuidar do seu animal de estimação em casa


Para donos de animais de estimação, eles são praticamente da família. Por isso, todo o cuidado é necessário para que tenham uma vida feliz, saudável e longa ao lado do dono. Não importa se você mora em casa ou apartamento, as dicas abaixo vão te ajudar a cuidar do bem estar do seu bichinho!

Acompanhamento no veterinário

Ter a vacinação em dia é um dos itens mais importantes para manter o seu pet saudável. Além disso, tenha em mente que é importante fazer o acompanhamento do seu animal de estimação no veterinário periodicamente. Assim como a gente, fazer um check up previne e antecipa o tratamento de doenças, caso necessário.

Procure saber de doenças recorrentes da raça do seu animal de estimação ou até na espécie. Por exemplo: gatos costumam ter problemas renais e certas raças de cães – como Pug e Bulldog – podem desenvolver doenças respiratórias.  Pesquise e se informe, pegando os sintomas no início vai facilitar muito o tratamento! Só não precisa ficar muito paranóico(a), hein?

Todo animal precisa de espaço

Ninguém gosta de viver apertado, não é mesmo? Com os animais de estimação a regra é a mesma. Eles precisam de um abrigo onde estejam protegidos das mudanças climáticas (sol, chuva, ventos, etc) e espaço suficiente para se movimentar e brincar e, claro, sempre limpo. Isso deixa o animal saudável e ativo. No caso de varandas pequenas de apartamentos, é preciso dar espaço para o animal também dentro de casa.

Considere fazer um ‘cantinho’ para seu cão ou gato, apesar de cada espécie ter comportamentos bem diferentes, os dois gostam muito de um espaço para brincar ou descansar.

Falando em apartamento…

Se você mora ou quer mudar para um apartamento e tem medo que a presença do seu pet seja proibida, fique bem tranquilo! Segundo, Agente Imóvel, um destino online de aluguel e venda de apartamentos, afirma que a proibição de animais de estimação em condomínios não é amparada pela lei.

Qualquer cláusula contratual que proíba animais de estimação bateram de frente com a Lei 4591\64. Só será permitido tomar providências a respeito disso, caso o animal seja uma ameaça à saúde pública ou seja agressivo com os outros moradores.

Cuidado com a casa e com o pet

Se você tem um bichinho em casa, tenha cuidado com os itens espalhados. Os produtos de limpeza, fios e cabos elétricos ao alcance do seu pet são um perigo. Mantenha-os bem guardados para não comprometer o bem estar do seu animal. O uso das telas de proteção em janelas, por exemplo, também são essenciais para quem tem pets em casa, isso evita que eles sofram acidentes.

Falando em produtos de limpeza: muitos animais podem ter alergias aos produtos químicos, então fique de olho! Caso observe comportamento estranho ou até reações no corpo do animal, procure um veterinário! Uma dica também é trocar os produtos com cheiro muito forte (produtos para casa que deixam “cheiro de limpeza”, segundo os comerciais) por água sanitária, que tem um índice muito pequeno de reação em animais.

É Hora de Brincar

Sempre que puder, brique com seu animal de estimação ou leve-o para passear em outros locais. Há casos de animais que ficam tristes, depressivos porque ficam apenas dentro de casa, facilitando a chegada de doenças. Ter esses momentos com o seu companheiro faz bem principalmente para você e sua família, pois alivia o estresse e libera endorfina, responsável pela alegria.

Cuidar do seu animal de estimação não tem segredo, não importa o tipo, raça ou tamanho. Eles precisam de ambientes dignos e muito amor. Se nada do quê foi dito aqui foi novidade para você, melhor ainda!

Nenhum comentário:

Postar um comentário