Os animais de estimação são uma ótima companhia para quem mora sozinho em apartamentos. Famílias com crianças também se beneficiam da presença de um amigo peludo, pois os pequenos aprendem a responsabilidade de ter que cuidar de um outro ser vivo. Porém, quem cria um animal de estimação em apartamento deve pensar nas necessidades do bicho.
Por muito tempo, os projetos de arquitetura isolavam o animal em um canto da casa, que podia ser a lavanderia ou a sacada, afastando-o da convivência da casa e restringindo o seu espaço. Essa condição pode causar muito estresse aos bichinhos: cachorros que não podem se exercitar pela casa podem começar a roer objetos e paredes para gastar a energia acumulada e gatos que não possuem arranhadores provavelmente vão afiar as unhas nos móveis.
Integrar o animal ao convívio da casa e preparar o ambiente para recebê-lo é uma demonstração de carinho e cuidado. Se você está sempre fora de casa e o animal passa muito tempo sozinho, criar um espaço que o estimule é essencial para mantê-lo saudável e feliz
Hoje, muitos designers de interiores são especializados em criar ambientes para quem tem um animal de estimação. Confira algumas dicas:
. Rampas de acesso e prateleiras conectadas permitem que os pets explorem o local, o que os deixa menos agitados.
. A disposição dos móveis também deve ser pensada para permitir a livre circulação dos animais. Instale portas e passagens entre um cômodo e outro da casa.
. Dê preferência a móveis com os cantos arredondados, mais seguras e difíceis do cachorro mastigar.
. Reserve um móvel ou um espaço para organizar os objetos, rações e acessórios do animal.
. Pisos vinílicos são mais fáceis limpar e diminuem a derrapagem do animal quando contêm ranhuras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário