sexta-feira, 28 de março de 2014

Conheça o lado doce e fiel do amável Rottweiler


O Rottweiler é um cão considerado agressivo e com características que o tornam um excelente cão de guarda. Mas na verdade ele é extremamente dócil e adora brincar com crianças e adultos. O problema é que, infelizmente, as pessoas o colocam desde pequeno para guardar sítios, casas e outros locais e isso acaba excluindo a socialização deste cão e o tornando agressivo com estranhos.

O processo de colocar o cão desde pequeno junto com outros animais e com pessoas de todas as idades é indispensável para se ter um Rottweiler com suas características reais e, acima de tudo, contente. Entenda melhor esta e outras curiosidades contadas pela veterinária Priscila Haluschko Manso.

Origem da raça:
Possui origem desconhecida, mas seu porte e focinho lembram muito as características de um Mastiff. Quase foi extinto no século 19, mas voltou no século 20 com força total, graças aos policiais alemães que decidiram utilizá-los como cães policiais. Na idade média era usado como cão pastor e hoje em dia é ótimo para participar de esportes como trakking e cão alerta.

Raças similares:
A raça mais similar é o Mastiff, mas quando recém nascido, o Rottweiler se parece muito com os pequeninos pinchers e yorkshires. Houve casos de canis ilegais que vendiam filhotes de vira-latas com misturas de Doberman, Yorkshire, Pincher ou Daschund como Rottweilers. Por isso deve-se comprar cães apenas em canis registrados e legais.

Características físicas principais:
Possui o corpo robusto, um peitoral definido, pescoço grosso e cabeça grande (alguns apresentam cabeças maiores). De porte grande, seu andar e trote é bonito e seguro. Possui expressão séria e olhos escuros, os cães com olhos claros ou com um olho de cada cor são considerados impuros. Sua boca possui lábios negros e sua mordida não pode ter a arcada inferior por cima da superior.

Pelos:
Extremamente brilhante, com um pouco de oleosidade (que serve como proteção, por isso banhos frequentes não são indicados), curto e liso. Apresenta apenas a cor negra com pontos nas extremidades (boca, patas, acima dos olhos) na cor marrom-avermelhado. Qualquer ponto branco na pelagem mostra que o cão não é puro.

Tamanho:
É um cão de porte grande. O macho pode medir entre 61 e 68 cm e a fêmea entre 56 e 63 cm. O tamanho dos cães é a altura das patas dianteiras até a cernelha (os 'ombros' dos cães - logo abaixo do pescoço).

Peso:
O macho pesa entre 45 e 65kg e a fêmea entre 37 e 58 Kg.

Expectativa de vida:
Um Rottweiler vive entre 10 e 12 anos. Uma boa expectativa de vida devido ao seu porte grande e possíveis problemas de saúde.

Problemas de saúde:
A maioria dos Rottweilers apresentam displasia coxo-femural (desgaste da cartilagem entre a bacia e o fêmur), entropia das pálpebras (elas se voltam para dentro dos olhos e os cílios arranham a córnea do animal), problemas neurológicos e possíveis desvios temperamentais normalmente causados por criação agressiva ou isolamento.

Comportamento:
É um cão muito inteligente, extremamente fiel, dócil e brincalhão, o Rottweiler possui brincadeiras um pouco brutas devido ao seu tamanho e força. É considerado um cão muito amável e procura demonstrar o amor por seus donos de maneira doce e carinhosa, normalmente sentando no colo do dono (mesmo sendo enorme), pedidos de afago e fazendo gracinhas e truques ensinados.

Atividades:
Sua inteligência permite que o cão aprenda muitos truques e comandos. São extremamente diciplinados e gostam de obedecer os donos. Não devem ser adestrados com violência pois podem revidar as agressões, por isso o adestramento deve ser feito de maneira correta e amigável (pode ser feito depois de 15 dias da data da última vacina).

Assim como qualquer outro animal, os Rottweilers não podem viver confinados em um ambiente fechado e nunca devem ser isolados ou impedidos de ver as pessoas. A atividade mínima é um passeio diário de no mínimo 30 minutos, devendo ser acostumado a está rotina desde filhote para não estranhar outros cães e transeuntes.

Ambiente:
Devido ao seu porte, o Rottweiler precisa de espaço para exercícios com seu dono, não deve nunca ser preso em local fechado ou ser mantido afastado, com pouco contato com seu dono e família humana.

Em que estação vive melhor?
O cão vem de áreas mais frias, mas toleram bem qualquer clima ameno. Em dias mais quentes, água fresca com cubos de gelo, local com sombra e um chão de piso frio são medidas mais que suficientes para mantê-lo confortável.

Curiosidades da raça:
Em 1995, o Rottweiler foi considerado o cão nº1 do Brasil. No ranking de inteligência dos cães, o Rottweiler encontra-se na posição 9, este ranking mede inteligência do animal conforme ele aprende um comando, os cães que estão em primeiros lugares executam 8 de 10 comandos que são dados (comandos como sentar, dar a patinha e deitar).

Nenhum comentário:

Postar um comentário