quarta-feira, 28 de maio de 2014

Dicas para cuidar bem do seu gato no inverno


Com a iminência das temperaturas mais baixas na estação do inverno, não é somente os humanos que necessitam de cuidados especiais, mas os animais de estimação também, entre eles os gatos. Especialistas apontam que de banhos quentes e roupas de frio para os bichinhos não são exagero, mas apenas o começo de uma série de cuidados que devem ser providenciados para o bem-estar dos nossos animais. Mas quais são os cuidados especiais que devemos ter para com os pequenos felinos na época mais fria do ano, o inverno? Que dicas seguir? Dá pra saber quando os gatos estão sentido frio ou não? Para saber se o seu gatinho está sentindo frio, basta sentir as extremidades de seu corpo, como é o caso das patinhas, a ponta do focinho e as pontas das orelhas; caso essas regiões estejam geladas é por que os animais estão sim com frio. Nesse caso, quais são as sugestões?

Estimule seu gatinho a tomar banhos de sol;
Mantenha a cama do felino com edredom e com estrado sempre embaixo, de modo a evitar a sensação de friagem proveniente do contato direto com o chão;
Atenção: nessa época, não exponha a soneca de seu gatinho ao relento e não o deixem sem agasalhos;
Opte por colocar roupas em seus gatos que tenham a pelagem muito curta;
Prefira as camas do tipo iglu, uma vez que é mais fácil para o gatinho se esconder e se proteger do frio;
Sempre mantenha as vacinas próprias em dia, dê destaque especial para a medicação contra a rinotraqueíte, doença por que são acometidos os gatos na época do inverno, entre muitas outras enfermidades respiratórias e infecções graves.

Outras recomendações para a boa saúde de seu gatinho durante o inverno incluem:

Não corte ou apare o pelo de seu animalzinho de estimação na época de frio, já que são os pelos que ajudam a regular a temperatura constante do corpo dele;
Evite passear com seu gatinho em horários ou em dias muito frios;
Ao dar banho em seu pequeno felino, atente para o fato de que a água deve ser aquecida e, posteriormente, os pelos devem ser secados.
Não deixe seu gato exposto ao vento ou à chuva, pois, embora eles tenham muito pelo, eles sentem bastante frio e podem se danificar com as baixas temperaturas do inverno; providencie para eles, um local de repouso coberto, seco e confortável, em que estejam protegidos das adversidades do clima;
Atenção: mesmo que os gatinhos tenham o costume de dormir dentro de casa, reserve para eles, um local quente e aconchegante; opte pelo reforço de um cobertor ou de uma bolsa de água quente nas noites de maior friagem.

Não deixe seu gatinho vulnerável aos resfriados e às gripes, pois, se nos humanos trata-se de algo desagradável, mas de fácil tratamento, nos felinos domésticos, sintomas como a tosse, as inflamações nos olhos, as secreções nasais e os espirros sinalizam a gravidade e a dificuldade de se curar enfermidades sérias. Portanto, solicite ao veterinário de sua confiança que aplique as vacinas especiais em combatam a gripe felina, de modo que se previna de qualquer problema. Mantenha seu gatinho saudável, bom trabalho e boa sorte!

Nenhum comentário:

Postar um comentário