terça-feira, 31 de março de 2015

Nove maneiras que animais de estimação podem melhorar nossas vidas


Adotar um bicho de estimação, não é apenas bom para o seu bicho, é bom para você também. Verifique estas 9 maneiras, pesquisadas cientificamente, nas quais os animais melhoram as vidas de seus companheiras e companheiros humanos.

1. Eles podem ajudar a melhorar a nossa auto-confiança      

Uma pesquisa publicada no periódico Journal of Personality and Social Psychology, mostra que os donos de animais de estimação demonstram uma auto-confiança mais forte do que as pessoas sem animais. Além disso, os donos dos animais de estimação são mais extrovertidos e menos temerosos do que pessoas que não os tem.

2. Eles podem ajudar a reduzir o risco de alergias

Ao  contrário do que muitos acreditam, parece que possuir um animal não torna você mais suscetível às alergias.

Na verdade, estudos sugerem que a exposição a um animal de estimação, no início da vida, pode diminuir o risco de alergias a animais mais tarde. Em pesquisa realizada em adultos jovens, aqueles que tinham um animal de estimação em suas casas durante a infância tinham aproximadamente 50 por cento menos probabilidade de desenvolver uma reação alérgica a animais.

3. Eles podem ajudar a reduzir a nossa negatividade

Da mesma forma que pensar em um amigo pode ajudá-lo a sentir-se menos negativo depois de uma má experiência social, pensar em um animal de estimação pode ter o mesmo efeito.

Em um estudo realizado com 97 donos de animais, os participantes foram submetidos, sem saber, a uma experiência social negativa. Eles foram então convidados a escrever sobre seu melhor amigo, seu animal de estimação, ou desenhar um mapa de seu campus universitário (o grupo de controle).

Este estudo mostrou que os participantes que escreveram sobre o seu animal de estimação ou o seu melhor amigo, não mostraram sentimentos negativos e foram igualmente felizes, mesmo após a experiência social negativa. O grupo de controle, no entanto, continuou a apresentar sentimentos negativos.

4. Eles podem ajudar a reduzir a solidão 

Além de aumentarem a nossa auto-estima, animais de estimação podem também reduzir a quantidade de solidão que sentimos.

Um estudo descobriu que as pessoas com cães de estimação relataram ter suas necessidades sociais cumpridas tão efetivamente por seus animais de estimação, quanto pelos seus amigos.  Os participantes da pesquisa relataram que seus cães os propiciaram um forte senso de auto-estima, de pertencerem e uma existência com significado.

Diferentemente dos estereótipos, porém, as pessoas não parecem confiar mais em seus animais de estimação quando faltam suas interações humanas. Ou seja, as pessoas não se dirigem apenas para os seus animais de estimação em vez de terem amigos, mas sim, aproveitam a companhia de seus animais de estimação, além da companhia de seus amigos.

5. Eles nos fazem sentir apoiados  

Os estudos também revelaram que os donos de animais sentem que recebem tanto apoio de seus animais de estimação, como de seus familiares. As pessoas relatam sentir mais perto de seus animais de estimação quando eles também se sentem perto de pessoas importantes em suas vidas.

6. Eles nos ajudam a querer ficar mais saudáveis 

É realmente difícil de se sentar no sofá o dia todo e assistir TV, quando o seu cão ou gato está implorando por atenção. Talvez seja por isso que os estudos têm mostrado que os donos de animais são mais saudáveis e mais ativos do que os não-proprietários de animais de estimação.

Se você está arrastando um brinquedo ao redor de sua casa para o seu gato, ou levando o seu cão para um passeio casual, você está fazendo algum exercício. É claro que os donos de cães são especialmente susceptíveis a caminhar mais, o que é ótimo para sua saúde e estado de espírito.

7. Eles podem ajudar a diminuir o estresse  

Especialistas em animais, como Arden Moore, diz que simplesmente acariciar o seu cão ou gato pode ajudar a reduzir o estresse.

Ainda mais impressionante, porém, é um estudo, o qual sugere que os animais podem ajudar a reduzir o estresse e confortar-nos ainda mais do que os nossos amigos e cônjuges. Seu amor incondicional e o fato de que eles não nos julgam, fazem animais de estimação o melhor sistema de apoio em momentos de estresse.

8. Eles atraem outras pessoas para nós

Ao contrário do mito da “senhora louca do gato” que vive sozinha com seus 12 felinos e nenhum amigo, estudos descobriram que ter um animal de estimação pode realmente melhorar nossas relações humanas e atrair outros para nós.

Como apontado por um artigo WebMD, animais de estimação são iniciadores de conversas naturais e podem atrair outros amantes de animais de estimação até nós.

9. Eles podem ajudar a estabilizar a nossa pressão arterial 

Por último e, possivelmente, o mais impressionante, possuir um animal de estimação pode realmente ajudar a reduzir a pressão arterial.

Enquanto medicamentos como drogas inibidoras da ECA podem reduzir a pressão arterial elevada, tais medicamentos não são eficazes o suficiente para controlar os picos de pressão arterial, devido à tensão e estresse.

No entanto, um estudo pegou um monte de corretores da bolsa de valores estressados e deu à metade deles cães e gatos, deixando os outros sem animais de estimação. Aqueles que receberam os animais para a duração do estudo, exibiram pressão sanguínea significativamente mais estáveis do que aqueles sem os animais. Além do mais, quando o grupo ficou sabendo das conclusões do estudo, muitos deles pegaram um amoroso animal de estimação para ajudá-los a administrar seu estresse.

Adotar um animal do seu centro de adoção local é a melhor coisa que você pode fazer por ele ou ela. Quando deixados na rua, os animais são propensos a morrer de fome, de acidentes com veículos e de doenças. No entanto, abrigos de animais de boa reputação têm a certeza de vacinar corretamente e reabilitar os animais, antes de serem colocados para adoção, assim você pode ter certeza que o animal que você está adotando vai ser um bom candidato para a sua família.

Pergunte hoje ao seu abrigo local sobre a adoção de um animal de estimação sênior, e melhore tanto a vida do seu animal de estimação quanto a sua.

Fonte: OtiMundo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário