quinta-feira, 24 de março de 2016

Ingestão de chocolate pode levar animais de estimação à morte


Ovos de chocolate, caixas de bombons, doces e bolos. Esses presentes, tradicionais na Páscoa, muitas vezes ganham a companhia de um coelhinho – só que de verdade -. Com a proximidade da data, alguns pais cedem aos apelos das crianças e acabam levando um animal para a casa, ou pior: presenteiam outras

No próximo domingo o que mais vai se ver por aí é a troca de chocolates: ovos, doces, bombons e bolos. A delícia que domina o feriado pode esconder um perigo sério para animais de estimação e pode até mesmo leva-los à morte. Isso porque uma substância presente no cacau para fabricação de chocolate, a teobromina, pode matar cães e gatos.

Os casos de óbito podem acontecem se o animal ingerir o doce, ocasionando reações alérgicas e outras alterações orgânicas. Cada animal apresenta sua individualidade, portanto temos que nos preocupar sempre. Por isso, a recomendação é não deixar ovos, caixas de bombons e outros doces ao alcance dos pets.

De acordo com a médica veterinária e conselheira do CRMV-ES, Maria da Glória Alves Cunha, apesar de mortes por intoxicação com chocolate serem raras, em quantidades menores o chocolate pode causar intoxicações leves, com reações como diarreia e vômito ou até complicações mais graves.

“Em casos de ingestão de muito chocolate, os animais podem apresentar sintomas neurológicos e dificuldade de locomoção ou alterações na coordenação motora. Nos casos mais graves, alguns pets também sofrem convulsões”, explica.

“E mesmo que o cachorro ou gato não apresente sintomas de intoxicação, a ingestão de doces pode provocar diabetes, cáries e obesidade”, finaliza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário