quinta-feira, 10 de agosto de 2017

Você sabe como fazer uma massagem no seu cão?


Os cães são animais muito dependentes, e gostam de estar o dia inteiro próximos a seus donos. Para nós, por outro lado, é agradável mimá-los e fazer carinhos. Mas sabia que você pode aproveitar essas ocasiões para fazer uma massagem que vai agradá-los e ainda trará benefícios?

Por que fazer massagens em seu cão?

Todos nós gostamos de uma boa massagem, pois nos faz relaxar e traz benefícios tanto físicos como emocionais. Nosso cães não são diferentes.

As vantagens mais conhecidas de se fazer massagem em cães são as seguintes:

. Melhora a circulação. O estímulo que se faz de forma externa dilata os vasos sanguíneos e permite que o sangue circule melhor. Além disso, fará com que a vida de seu cão seja mais longa e mais saudável, pois irá prevenir doenças cardiovasculares.
. Reduz a ansiedade e o estresse. Os cachorros podem passar por diversas situações que os estressam e os deixam ansiosos. Por exemplo, o tédio ou a falta de exercícios.
. Detecta doenças. Em certas situações, um inchaço, uma picada ou qualquer outro tipo de anomalia na pele ou abaixo desta, mas que seja possível perceber, pode trazer à tona um problema de saúde antes desconhecido.
. Libera o hormônio do amor. Esse hormônio, a ocitocina, que é responsável por reforçar o vínculo entre você e seu cão, é liberado graças às massagens.
. Fazer massagens fará com que a amizade entre você e seu cão seja reforçada, o que será valorizado e recompensado por ele.

Como fazer uma massagem em seu cão

Obviamente, para que seu cão aproveite todos esses benefícios, a massagem deve ser bem feita. Explicamos abaixo como ela deve ser realizada.

Siga esses simples passos:

. Faça com que ele relaxe. O primeiro passo é buscar um lugar em que o animal se sinta tranquilo e com uma temperatura amena. Depois, acaricie-o enquanto estiver deitado. Você o conhece melhor do que qualquer pessoa, e sabe qual a melhor maneira de fazê-lo relaxar.
. Comece pelo pescoço. De maneira suave, apenas com a ponta dos dedos, massageie seu pescoço com movimentos circulares, de acordo com o tamanho do cão.
. Depois, siga suavemente para os ombros, para que a massagem ocorra de maneira gradativa, sem que o animal se dê conta e comece a relaxar.
. Dos ombros, passe para o peito e para as patas dianteiras.
. Logo vá para as costas e finalize com as patas traseiras. Se o cão não gosta que toquem seu rabo, é melhor que evite também durante a massagem.
. Se durante ou depois da massagem ele acabar dormindo, não o acorde. Deixe-o apreciar o relaxamento que a massagem proporcionou.

Benefícios de acordo com as áreas massageadas

Estudos sobre a saúde canina demonstram que cada área massageada do corpo do cão traz benefícios a certas atitudes e sentimentos. Esses são os resultados obtidos:

. Cabeça. A massagem nessa região auxilia o sistema nervoso e o estômago.
. Orelhas. Massagear essa área o ajudará contra o estresse e a ansiedade.
. Costas. Será de grande utilidade para cães inquietos e hiperativos.
. Barriga. Evita problemas digestivos.
. Patas. Ajudará no funcionamento das articulações, assim como na prevenção de infecções.
. Peito. Favorecerá o bom funcionamento do coração, evitando doenças cardíacas.
. Pés. Essa parte melhorará seu conforto e sua confiança consigo mesmo e em você.
. Patas traseiras. Ajudará na flexibilidade e na amplitude de movimentos.

Não deixe de fazer massagens em seu cão, ele lhe agradecerá e isso irá melhorar a convivência entre ambos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário