quinta-feira, 28 de setembro de 2017

Como prevenir pulgas no seu animal de estimação


Além de incomodar bastante, as pulgas podem causar doenças graves no seu animal de estimação. Mas fica a pergunta: “onde os pets pegam pulgas?”… Segundo os veterinários, a resposta, é: no ambiente em que eles vivem ou no contato com outro cão ou gato com pulgas.

As pulgas não vivem somente em cima do animal – elas também caem no chão e se procriam, colocando ovos que viram larvas e se alimentam do pó e das sujeiras no chão até se transformarem em pulgas adultas. As pulgas também colocam ovos em cima da pelagem do animal e, conforme ele anda, os ovos vão caindo no chão.

Os ovos e as larvas adoram ambientes com sombra, baixa humidade e calor, como frestas de assoalho, carpetes, sofás, caminhas etc. Em um jardim, por exemplo, eles sobrevivem melhor em locais com folhas secas, palhas e madeira.

Cada pulga coloca 300 ovos por dia e, em toda sua vida, chega a produzir 2000 ovos. Então, vamos imaginar: seu animal pegou uma pulga e amanhã ela já pode ter colocado 300 ovos em sua casa. Isso quer dizer: você terá uma superlotação de pulgas em casa no tempo/espaço de uma semana.

As pulgas podem pular de um animal para outro num segundo, mas podem cair no chão e, assim que um animal passar, ela já sobe em cima dele. Elas tendem a não parasitarem nos seres humanos porque preferem a temperatura corpórea dos animais (a temperatura de cães e gatos varia entre 38,3°C a 39,2°C; a nossa fica entre 35,5°C e 36,6°C – por isso somos muitos “gelados” para as pulgas). Então, muitas vezes, o dono não acredita que seu animal de estimação tenha pulgas, pois ele mesmo não a pega.

A melhor maneira de prevenir pulgas é aplicar um antipulgas receitado pelo seu veterinário – que pode ser uma medicação oral mensal ou trimestral, um colar antipulgas ou mesmo pipetas com uma solução para ser aplicada mensalmente na região do pescoço.

Na hora do banho, aplique um shampoo antipulgas. Leia as instruções para saber quanto tempo o shampoo deve ficar agindo no animal antes de enxaguar (se você não tiver nenhum shampoo para pulgas, um shampoo comum ou para bebês também poderá funcionar, mas tenha cuidado com óleos, principalmente nos gatos, alguns deles podem causar reações graves). Enxague bem e não deixe seu cachorro lamber o shampoo, da mesma forma que você iria impedi-lo de lamber qualquer medicamento aplicado sobre a sua pele. Muitos shampoos para pulgas têm limites de idade, ou seja, os filhotes não podem usá-los.

É importante sempre manter sua casa sempre limpa e sem umidade e sempre evitar o uso de remédios alternativos. Passe aspirador de pó em todas as áreas da sua casa em dias alternados, incluindo carpetes, partes de madeira, atrás das portas e embaixo dos móveis. As cerdas giratórias do aspirador de pó quebram o revestimento do corpo das pulgas, fazendo com que elas desidratem e morram. Para infestações mais graves, considere o uso de um vaporizador no carpete antes de fazer o procedimento com o aspirador de pó.

Em caso de dúvidas, consulte o médico veterinário.

#animaisdeestimacao

#animaldeestimacao
#bichos

Nenhum comentário:

Postar um comentário