sexta-feira, 7 de junho de 2019

Cachorro e gato na mesma casa? Como fazer dar certo?


Quando as pessoas não estão debatendo se os gatos ou os cães são inteligentes, eles estão se equiparando a inimigos mortais.

O ditado “Eles são como cães e gatos” implica que esses dois animais não podem estar juntos no mesmo espaço.

O gato é um felino, como o leão e um predador. O cão, um descendente canino do lobo, também é um predador. Mas isso não significa que você não pode ter tanto em uma casa, com uma família que sabe educar e amar.

As diferenças entre cães e gatos

Dizem que o gato é o único animal doméstico que não foi domesticado .

Até certo ponto é verdade: o gato é independente, pode ser deixado em casa, não exige tanto amor do seu dono, ele não pula em você quando você volta do trabalho, mas também pode lhe proporcionar companheirismo e afeição.

Se você gosta de ter muito espaço e não quer um animal que esteja muito consciente de você, o gato pode ser para você.

Se você quer um que o acompanhe em passeios ao ar livre, fique animado toda vez que vir e precisar de suas carícias, então o cachorro pode ser o ideal. Mas esta é apenas uma descrição generalizada.

Na verdade, há gatos que olham para tudo que você faz e cachorros que estão no sofá e não querem sair para passear.

Entenda as necessidades de cada um

Para ter esses dois animais de estimação em casa você tem que entender o próprio animal. Para começar, você não deve adotar um gato que não aceita um cão, ou vice-versa, ou um animal que tenha sinais de agressividade.

A única maneira de saber é perguntando onde você o adota ou, caso você já tenha um animal de estimação em casa, refletindo sobre o comportamento deles.

Cães ou gatos com histórico de agressividade não são adequados para viver com outros animais de estimação, a menos que aprendam a aceitá-los.

Se você tem um cachorro em casa

Se você tem um cachorro e quer adicionar um gato à sua casa, é preciso socializá-lo, já que você é um filhote. O primeiro ano, especialmente as primeiras 12 semanas, é fundamental.

"Você tem que socializar com outros cães, gatos e animais de estimação, bem como crianças e outras pessoas. É importante que você se socialize em muitos lugares diferentes, assim como em casa, que será onde você mais compartilhará com o gato."

É a única maneira de você brincar com outros animais e aprender qual comportamento é aceitável.

Se você tem um gato em casa

Como no caso do cão, a socialização é necessária desde cedo e com resultados positivos. O gato deve conhecer outros gatos, cães e animais.

O contato com você e com outras pessoas também ajudará você a se desenvolver.

Adote ou compre os dois

Se você não tiver um animal de estimação e adotar ou comprar ambos, terá muito trabalho pela frente.

Cada animal requer muito tempo para você conhecê-la, entender tudo o que ela precisa e se acostumar com você. Você terá que socializar dois animais ao mesmo tempo, mas será mais fácil para eles se acostumarem uns aos outros, porque eles serão menores, mais aptos à socialização e, portanto, à aceitação

Normalmente, os gatos são distantes e facilmente assustados, enquanto os cães são gregários e territoriais.

Histórias similares

Donos de animais múltiplos têm exemplos de gatos que acompanham seus companheiros caninos, de cães perseguindo gatos em seus territórios ou das duas espécies respeitosamente se ignorando.

Os dois não precisam “brigar como gatos e cachorros” automaticamente. Sua capacidade de se relacionar é moldada por suas experiências individuais com as outras espécies acumuladas antes de serem emparelhadas.

Seus estilos de comunicação também diferem, o que pode levar à confusão: um cachorro abana o rabo para mostrar felicidade e vontade de brincar; um gato chicoteia a cauda para indicar descontentamento ou raiva.

Você pode ajudá-los a compartilhar uma casa, mantendo os melhores interesses e instintos de cada animal em mente.

Gato e cachorro na mesma casa: como estabelecer corretamente a ordem e a comunicação

Há pessoas que preferem cães e outras que amam mais gatos. Nesta situação, quando se trata de adotar um animal de estimação, não há dúvida de quando uma pessoa escolhe entre gato e cachorro.

Mas o que uma pessoa deve fazer se gatos e cachorros parecem uma escolha igualmente boa e, além disso, se essa pessoa gostaria de adotar ambos, mas quer que eles coexistam pacificamente?

Nesta situação, a criação de animais de estimação e o posicionamento dos donos ajudariam a evitar conflitos entre animais de estimação.

Claro, existem cães e gatos que se tornarão amigos instantaneamente e sem qualquer ajuda da parte dos proprietários.

Por exemplo, seu animal de estimação pode encontrar um amigo na corte ou aceitar outras espécies de animais sem problemas. Se esta é a sua situação, podemos apenas felicitá-lo, mas infelizmente, isso não acontece com tanta frequência e muitos proprietários têm que trabalhar duro para alcançar a paz e a amizade em seu lar multi-animal de estimação.

Primeiro conhecimento

A primeira reunião de dois animais é uma coisa muito importante. Se neste estágio ocorreu um erro, será muito difícil corrigi-lo no futuro.

Se você quiser eliminar sentimentos negativos excessivos de animais de estimação um com o outro durante o primeiro contato, você precisa acalmá-los no início.

Um cão deve ver um gato nas mãos do dono, e um gato precisa ver um cachorro quando o dono lhe dá um tapinha. Se um gato entrar na casa com um cão preexistente, é melhor fazer o seguinte: entre na sua casa segurando um gato, dê um tapinha para acalmar e dê um tapinha no seu cão – repita essas ações várias vezes.

Seria ideal se um dos donos mantivesse o cão na coleira e a pessoa com o gato usasse roupas com mangas compridas para o caso de o gato assustar e tirar as garras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário