quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Gato faz xixi quando está com medo


Quando o gato urina por conta do medo, ele, normalmente, está estressado com a presença de outros gatos ou de seu próprio dono

A urinação por submissão  em gatos é  relativamente rara, porém, algo que acontece quando algum gato se sente intimado com outros gatos da casa ou com o seu dono.
Como saber se o seu gato está  urinando por submissão

Diversos motivos  podem fazer com que o  gato deixe  de usar a sua caixa sanitária .  Por isso, donos devem observar o comportamento, a saúde e a  alimentação do gato,  de forma  a determinar possíveis causas para a urinação.

Com relação ao comportamento, é  importante identificar  o que fez com que o gato urinasse  fora do lugar.  Por exemplo, tinha outro gato no local?  O gato se assustou com a entrada do dono?  Algum barulho  fez o gato urinar?

Similarmente, há  de observar a postura corporal do gato no momento que ele urina.  Gatos que urinam por submissão, logo antes de urinar , evitam contato direto nos olhos do “agressor,”  apontam as orelhas para trás, reduzem o tamanho do corpo e colocam o rabo entre as pernas. 
Tratamento de urinação por submissão

Um gato que urina por submissão está  com medo e sente estresse.  Sua linguagem corporal e seu comportamento demonstram a ansiedade que  ele está sentindo.  Por esse motivo, todas as ações dos donos devem reduzir o estresse e a ansiedade do animal.

Donos devem se comportar  de uma forma que  acalme o gato, levando em consideração o seu tom de voz, postura corporal e maneira de se aproximar do  animal.  Donos não devem dar  bronca no gato,  pois isso pode  deixa-lo  mais estressado e, consequentemente,  fará com que ele  urine mais.

Quando a causa da urinação é  outro gato, medidas devem ser tomadas para deixar os dois gatos mais calmos juntos.  Em alguns casos, dar atenção aos dois gatos ao mesmo tempo pode ajudar a amenizar o problema.  Para outros casos, será  necessário separar os dois  animais e iniciar consultas com especialistas em comportamento felino.

Além de mudar o seu comportamento perto do gato, o dono também deve ir a um médico veterinário para falar sobre o problema e verificar a necessidade de uso de remédios como tratamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário