segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Gatos sem pelo são indicados para você?


Os gatos sem pelo são carinhosos e ótimos animais de estimação, porém, exigem mais cuidados e atenção do que os gatos peludos

Os gatos sem pelo são animais que exigem uma maior manutenção, atenção e, também, são mais caros de cuidar. Mas para aqueles que estão dispostos a dar todo esse carinho e cuidado, esses felinos são excepcionais e muito apegados ao dono. Entre esses cuidados específicos, eles precisam, por exemplo, de um banho de esponja diário, já que podem deixar marcas de gordura onde ficarem, como sofás e tapetes.
Os gatos sem pelo exigem diversos cuidados especiais

Os cuidados básicos necessário para os gatos sem pelo são maiores, principalmente com relação à higiene da pele e dos olhos desses felinos.

Eles precisam usar protetor solar e devem evitar o sol.  O sol pode ser um grande vilão para o gato sem pelo, pois ele pode se queimar rapidamente e ter feridas graves, se ficar em ambientes externos. 

É importante limpar os olhos dos gatos sem pelo uma vez por semana, com um pano úmido e morno, pois, como o gato sem pelo não possui cílios, é comum acumular uma grande quantidade de sujeira em seus olhos.

A cada limpeza, é necessário usar um pano limpo, pois, do contrário, isso pode causar infecção no animal.

Gatos sem pelo comem mais e sentem mais frio do que o gato comum

O gato sem pelo possui um metabolismo bem mais elevado que o dos outros gatos. Esse animal queima calorias de um modo muito mais rápido e, consequentemente, perde o calor de seu corpo em pouco tempo.

Por não ter pelo, ele precisa de ajuda para se esquentar e também de uma alimentação extra para manter seu corpo aquecido.

Por isso, para os donos, vale ressaltar que o prato do gato deve sempre estar cheio e higienizado, ou seja, lavado com água e sabão, pelo menos, duas vezes por semana. Além disso, é importante não alimentar o gato sem pelo com rações de baixa qualidade. Portanto, procure sempre o veterinário ou o criador para saber qual é a ração ideal para esse felino.

Os gatos sem pelo não são recomendados para pessoas com alergias

Muitas pessoas acreditam que o gato sem pelo não causa alergia . O que acontece é que a alergia que algumas pessoas têm a gatos não é relacionada com a pelagem do animal, mas sim com a saliva, urina e outras secreções liberadas pelo felino e que se fixam em seu pelo. Por isso, adquirir um animal sem pelo não é uma garantia de que a alergia não se manifestará.

Mas será que o gato sem pelo realmente não tem pelo?

Alguns desse animais possuem, sim, uma leve pelagem, que deixa sua pele macia e super agradável ao toque. No caso da raça Sphynx, por exemplo, o gato possui mais pelos no fim da cauda e nos testículos.

O gene do Sphynx é recessivo, o que significa que se um gato dessa raça cruzar com um outro de uma raça “peluda”, todos seus filhotes nascerão com pelo. No entanto, se dois gatos que já forem dessa mistura entre gato sem pelo e gato com pelo cruzarem, ¼ de seus filhotes será, provavelmente, sem pelo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário