segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Disque-Denúncia também ajuda a combater violência contra animais de estimação


Mais conhecido como canal para ajudar na localização de foragidos da polícia e da Justiça, o Disque-Denúncia tem um outro lado pouco conhecido de muitos. O serviço, que funciona no Rio de Janeiro pelo número (21) 2253-1177, também tem sido um aliado contra a violência contra os animais de estimação, ato tipificado como crime de natureza ambiental.


O serviço recebe por ano certa de cinco mil ligações denunciando maus-tratos a animais, sobretudo, cães e gatos. Este canal é mais uma ferramenta contra um tipo de crime que tem aumentado muito nos últimos anos, assim como o abandono de animais nas ruas de muitas cidades do país.

Com grande repercussão nas redes sociais, o caso mais recente é de um empresário do Rio de Janeiro flagrado por câmeras de vídeo, instalada por sua noiva, praticando atos de violência contra duas cadelas da raça Buldogue Francês (foto de Gucci e Victoria). O agressor foi denunciado. As imagens são fortes, mas se você quiser, assista o vídeo.

“A sociedade não pode aceitar a violência deliberada contra os animais, que são seres extremamente vulneráveis”, defendeu Rosangela Ribeiro, gerente de programas veterinários da World Animal Protection, em entrevista à Globo News. “O problema é que, muitas vezes, os maus-tratos são encarados pelos juízes como uma infração com menor potencial ofensivo”, lamentou.

Embora existam leis que protegem os animais no país, os casos de violência têm aumentado. No Rio de Janeiro, por exemplo, segundo dados do Núcleo de Repressão aos Maus-Tratos de Animais da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA), o número de denúncias cresceu 76% nos últimos anos.

Cães, gatos e cavalos são os animais que mais sofrem agressões, mas a violência também atinge animais silvestres. Na prática, as denúncias contra pessoas que mantém em ambientes precários dezenas ou centenas de aninais. Todo mundo pode ajudar a combater a violência contra os animais. Então, não esqueça que o Disque-Denúncia é um bom canal para evitar esta prática nociva.

Fonte: PetShopRJ

Curta a Fan Page da Toca dos Pets no Facebook:
https://www.facebook.com/tocadospets

Nenhum comentário:

Postar um comentário