terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

O que faz um gato feliz?


Ao contrário do que muita gente imagina, fazer um gato feliz não requer muito esforço nem tão pouco habilidade. A fórmula é bem simples: gatos querem COMER, DORMIR e BRINCAR. Isso mesmo! Não necessariamente nesta ordem, mas provavelmente sim!

A primeira coisa que os gatos procuram – assim como o ser humano –  é satisfazer suas necessidades básicas. Uma boa alimentação, com ração de qualidade e disponível em pequenas quantidades durante todo o dia; uma ou mais fontes de água fresquinha e um lugar tranquilo e aconchegante para dormir ou apenas cochilar. Os gatos costumam dormir em torno de 12 a 16 horas diárias, então é muito importante para eles que tenham um cantinho seguro e sossegado para relaxar.

Os gatos, quando despertos, passam boa parte do tempo entretidos com a sua higiene pessoal, mas, e o restante do tempo? Gatos adoram brincar! Com qualquer idade podem e devem ser estimulados a brincar. Suas brincadeiras prediletas são aquelas que simulam situações de caça, como: correr atrás de varinhas com objetos na ponta, bolinhas do tipo ping-pong, esconderijos diversos onde podem saltar e surpreender suas “presas”, etc.

As brincadeiras entre gato – tutor, além de estimular os processos cognitivos do bichano, ajudam na socialização, aumento dos laços afetivos, perda de peso e alívio do estresse, principalmente para aqueles gatinhos que passam boa parte do dia sozinhos em casa!

Aliás, uma ótima forma de entreter um felino enquanto estiver fora de casa, é espalhar caixas vazias, postes para arranhar, túneis, brinquedos com catnip e, se possível, prateleiras para que eles possam se exercitar, mas nada substitui aqueles minutinhos do dia em que você interage com ele, estimulando-o a brincar, dando atenção e carinho!

Não se esqueça que as brincadeiras devem ser saudáveis. Nada de despertar a agressividade do gatinho, como: puxar seu rabo, apertar a barriga, permitir mordidas e arranhões, ou coisas do tipo. Os gatos são animais muito sensíveis e devem ser educados para brincar corretamente. Caso seu gatinho fique nervoso, pare a brincadeira imediatamente e não dê atenção a ele por um tempo. Nunca bata ou grite com seu bichano, pois ele pode ficar magoado e até associá-lo a algo ruim. O resultado poderá ser desde peraltices até se esconder e evitá-lo, e, em casos mais graves, a confiança pode nunca mais ser restabelecida por completo.

Que tal começar a gastar de 10 a 20 minutos do seu dia brincando com seu gatinho? Com certeza ele ficará muito mais feliz e saudável!

Atenção para os alguns cuidados abaixo:

1. Os gatos se satisfazem com qualquer tipo de brinquedo: basta uma bolinha de papel, que eles irão persegui-la, mas cuidado: dê a seu gatinho apenas brinquedos próprios e com garantia de segurança para evitar que soltem fiapos, lascas ou tinta que podem ser engolidos, causando problemas de saúde;

2. Não brinque em locais perigosos da casa, como a cozinha, por exemplo, e nem perto de objetos pontiagudos ou pesados, que podem cair e machucar o seu gatinho;

3. Atenção se seu gato estiver acima do peso: não jogue bolinhas em lugares altos ou qualquer brincadeira que o obrigue a saltar grandes alturas para não prejudicar as suas articulações;

4. Cuidado com sacolas plásticas e outros objetos que possam causar sufocamento.

Boa diversão!

Curta a Fan Page da Toca dos Pets no Facebook:
https://www.facebook.com/tocadospets

Nenhum comentário:

Postar um comentário