quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Conheça e saiba o que fazer contra as alergias de pele em seu animal de estimação


As alergias costumam ser divididas pelos especialistas em três grandes grupos.

Picadas de insetos, produtos de limpeza, mudanças climáticas e alguns alimentos estão entre as principais causas de alergias de pele em animais. As alergias costumam ser divididas pelos especialistas em três grandes grupos. “Entre as mais frequentes há a DAPPE, associada a reação alérgica a saliva das pulgas. Ela é mais comum em animais de pequeno porte, podendo acontecer também nos de grande porte. A dermatite alérgica por alimentos também é bastante comum e provoca feridas na pele, que coçam bastante e são muito dolorosas. Geralmente, o problema é causado devido a uma intolerância do animal a um certo tipo de proteína e uma mudança na dieta, com rações específicas ou comida caseira” explica a veterinária Carolina de Souza Gameiro, do Hospital Veterinário de Natal.

A profissional comenta ainda sobre a dermatite atópica, causada por substâncias presentes no ambiente e, por isso, tão difícil de ser resolvida. “Ela pode ser causada por incontáveis fatores ligados ao ambiente em que o bichinho vive, desde o chão em que deita, até a poeira no carpete, ou até mesmo o perfume do dono. É praticamente impossível discernir qual é o causador da alergia e, por isso, ela pode até se tornar crônica, caso o fator responsável não seja eliminado. Produtos de limpeza, de beleza, materiais, tecidos, poeira, sujeira, tudo é um causador em potencial”.

Cães suscetíveis à dermatite atópica têm problemas na produção e no desenvolvimento dos anticorpos em resposta à exposição a alérgenos, que podem ser aspirados ou absorvidos por meio da pele. “Esse tipo de dermatite atópica é muito comum, é a segunda em ocorrência, ficando atrás apenas das dermatites alérgicas por picadas. Ela afeta cerca de 10% dos cães. Não existe cura para Atopia. O que existe é uma melhora nos sinais clínicos e um controle desses sintomas”, acrescenta Dra. Carolina.

Algumas dessas alergias costumam ser mais pontuais, surgindo com maior frequência em determinadas estações do ano, sobretudo no verão em que as altas temperaturas podem propiciar o desenvolvimento de fungos causando dermatites secundárias, principalmente em cachorros mais peludos. Com o calor, há ainda uma maior incidência de carrapatos, causa principal da DAPPE. Nesse período, as crises de alergia podem ser mais frequentes e duradouras. No inverno, a incidência de alergia é reduzida, em comparação ao verão, pois o animal passa mais tempo em casa e o clima mais ameno não é propício ao surgimento de parasitas.

O primeiro sintoma das alergias de pele é a coceira intermitente no focinho e na região do queixo. O animal pode passar a lamber mais as patas. Em alguns casos os animais tentam morder a própria cauda. Algumas medidas podem ajudar a prevenir alergias e diminuir a frequência com que elas aparecem no pet, como fazer visitas periódicas ao veterinário, dar uma boa ração, banho semanal, realizar o controle de parasitas e evitar trocar frequentemente de veterinário.

A veterinária alerta também que “a alergia quando não tratada pode gerar graves feridas pelo corpo, além de perda de pelo por arrancamento. O animal pode ficar depressivo, parar de se alimentar, se isolar e, devido a seu estado de estresse, se tornar mais agressivo. Se seu peludo começar apresentar qualquer sinal de dermatites, não importa de qual tipo, é bom levá-lo ao médico veterinário”. Os sintomas de alergias, em alguns casos, podem ser parecidos com os de outras enfermidades, por isso a importância da triagem no veterinário que será capaz de identificar e tratar corretamente o seu pet.

Inaugurado em outubro de 2013, o Hospital Veterinário de Natal conta com a melhor equipe de especialistas veterinários do estado além de completíssima estrutura de pronto-socorro e exames, com os mais modernos aparelhos de imagem, emergência com médico à disposição 24 horas, centro cirúrgico, etc. Além de clínica médica, cirúrgica e traumatológica, o HVN oferece os serviços de pet-shop, banho e tosa e hotelaria com capacidade para receber até 50 animais, além de exames laboratoriais automatizados e equipamentos de última geração como ecocardiograma, ultrassonografia, radiologia digital, eletroretinografia, eletrocardiografia e holter
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário