terça-feira, 18 de agosto de 2015

Levar animais de estimação para o ambiente de trabalho é tudo de bom!


Há uma prática invejável praticada por um número cada vez maior de empresas nos Estados Unidos. Elas permitem que os funcionários levem seus animais de estimação para o ambiente de trabalho. Aquelas que não autorizam a presença deles diariamente, estabelecem pelo menos um dia na semana em que são bem-vindos. É o chamado PetDay.

OS AMERICANOS SABEM DAS COISAS

O Google é famoso por sua bandeira de companhia dog-friendly. Possui até uma política específica sobre animais no trabalho em que defende: .“A afeição do Google por nossos amigos caninos é uma faceta de nossa cultura corporativa”.

O GOOGLE É O CARA

Um animal de estimação dentro da empresa oferece vários benefícios: cria um ambiente mais alegre e descontraído, promove interações entre os funcionários e  o ambiente de trabalho fica mais dinâmico e produtivo.

NÓS SOMOS OS CARAS

É claro que precisa existir regras. O movimento americano #PetsAtWork (animais de estimação no trabalho) lista algumas delas.

QUAIS SÃO ESSAS REGRAS?

1) Certifique-se de que seu bichinho é bem treinado e fica confortável perto de pessoas e outros animais.
2) Pergunte aos colegas se alguém tem alergia ou medo.
3) Sempre pergunte se o animal é bem-vindo antes de entrar em um elevador lotado.
4) Certifique-se de que não estará com a agenda cheia com reuniões e encontros com clientes nos dias em que levar o melhor amigo para o trabalho.
5) Respeite as áreas em que o animal não deve entrar, como banheiros e lanchonetes e refeitórios.

BARBADA DE OBEDECER

No Brasil, algumas empresas já começam a aderir à tendência. Na Absoluto Comunicação, em São Paulo, essa prática existe, mas com gatos. Dois persas moram na sede da empresa – e o primeiro funcionário a chegar tem sempre a tarefa de limpar e colocar as caixas de areia de Yoda e Mutante no jardim. Os funcionários também são orientados a beber água em garrafas, porque os gatos quebram os copos. Tem mais: por melhor que seja um candidato a uma vaga, se ele for alérgico, entre ele e os gatos… Ficam os gatos!

ÓBVIO

Pesquisadores da Universidade Virginia Commonwealth (EUA) concluíram que cães no ambiente de trabalho reduzem o estresse e fazem com que o emprego seja mais satisfatório aos funcionários. A pesquisa foi realizada com 550 pessoas. Os cientistas compararam os empregados que levavam seus cães, os que não levavam e os que não possuíam animais de estimação. Todos responderam a questionários de avaliação de estresse, satisfação e comprometimento com o emprego.

QUAL FOI O RESULTADO?

A diferença no estresse observado nos dias em que o cachorro estava presente no local de trabalho e nos dias em que ele estava ausente foi significativa. Diz Randolph Baker, líder da pesquisa: “A presença do animal de estimação é uma intervenção de baixo custo e que causa bem-estar, sendo facilmente disponível para muitas organizações que queiram aumentar a satisfação de seus funcionários”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário