quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Como apresentar outro gato para seu gato de estimação


É muito comum que donos de animais de estimação adquiram outros animais por motivos diversos, um dos principais motivos e fazer companhia para o animal já existente ou mesmo pela simples vontade de ter mais um. Mas nem sempre a socialização é bem sucedida, principalmente os gatos que na natureza não tem uma vida social, além disso, eles não gostam de mudança em suas rotinas o que dificulta ainda mais. Portanto, se seu gato adulto de repente vê um "sem ser convidado" um novo companheiro de quarto usar a sua caixa de areia e sentar-se no colo de sua humana, ele muito provavelmente vai odiar isso tudo.

A boa notícia é que com uma introdução lenta poderá fazer com que seu gato aceite o outro, desde que seja respeitado o seu tempo de adaptação, e assim, acostumar com a ideia de dividir seu território com o outro.  

Antes de começar as dicas convém dizer que elas também servem para introduzir outros animais para o seu bichano como cães e outros. Também é importante lembrar que a introdução é aos poucos e os dois animais deverão ficar isolados para evitar que o outro contamine com alguma doença. Importante! Só introduza o outro animal se ele estiver sadio, consulte o seu veterinário:

1. Introduza o cheiro do animal novo para seu gato - Introduzir o cheiro do novo gato para seu gato atual para que ele não fique agitado após a sua primeira reunião. Dê ao seu gato atual um cobertor ou um brinquedo novo do novo gato, e vice-versa.

2. Reveze o seu colo com seus gatos. Quando você faz isso o cheiro do gato fica em você e aos poucos eles irão acostumar um com o cheiro do outro.

3. Alimente-os separados, mas de perto - Alimente cada gato de com uma tigela separada, mas coloque as tigelas de comida de lados opostos. Os gatos vão associar presença do outro com boa comida e momentos felizes, e eles serão menos propensos a ficar chateado. É importante que seu gato perceba que ele não tem motivos de competir com o outro com comida e até mesmo a sua atenção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário