quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

5 sinais que provam: seu animal de estimação te ama!


Apesar de não falarem, os animais têm diversas formas de expressar o seu amor pela família. Confira!

Se você tem um animal em casa, com certeza já foi surpreendido por uma atitude de carinho. Mas, nós listamos 5 com observações de médicos veterinários para te provar que sim, os bichinhos também amam!

1. ABANAR O RABO
Todo tutor já presenciou o animal balançando freneticamente a cauda depois de uma brincadeira, um carinho ou chamado. E é correto interpretar isso como uma demonstração verdadeira de afeto. A cauda do animal funciona como um termômetro, que pode ajudar a desvendar algumas atitudes do pet, principalmente a alegria. Há estudos que apontam que, quando os cães abanam o rabo para o lado direito, estão mais felizes e tranquilos do que quando o movimento é para a esquerda. Contudo, independentemente da direção, um abanar de cauda acompanhado de língua de fora é indicação certeira de amor.

2. FAZER XIXI NA SUA FRENTE
Pode parecer estranho à primeira vista, mas fazer xixi na frente dos donos é um sinal de afeto e de respeito, se for feito no lugar ensinado, claro. Segundo o médico veterinário Marcel Pereira, isso acontece porque o cachorro está te reconhecendo como líder da matilha e obedecendo às suas ordens.

3. PERCEBER QUANDO VOCÊ ESTÁ TRISTE
Da mesma forma que um cachorro consegue identificar se outro animal está com medo ou agressivo por sua postura corporal, ele também é capaz de decifrar os sinais que os humanos mais próximos emitem. “Eles identificam mudança no humor, na postura corporal ou vocal. E, com todos esses indícios, sempre acham a melhor maneira de nos animar”, atesta a comportamentalista Pereira.

4. LAMBER SEU ROSTO
“Eles tendem a lamber o rosto de seus donos ou de outros cães também como um sinal de submissão. Uma demonstração de respeito que os lobos faziam ao líder da matilha. Não é raro ver cachorros que moram juntos lamberem o focinho uns dos outros. Hoje, isso já carrega um significado mais humano: dar um beijo”, acrescenta a veterinária Lívia Romeiro.

5. SER MUITO LEAL!
“Eles são os melhores amigos do homem.” Com certeza você já ouviu essa frase! Isso porque a lealdade e o companheirismo são algumas das características mais marcantes dos cachorros. De acordo com Pereira, por serem animais sociais e viverem em grupos com hierarquias bem definidas – ou são dominantes ou submissos –, os peludos tendem a ser seguidores leais aos donos, quando estes oferecem uma liderança correta e saudável.

Então, quando o seu companheiro demonstrar, todos os dias, o quanto é leal e grato a você, saiba que isso é fruto de uma ótima educação e muito carinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário