terça-feira, 5 de julho de 2016

Cachorro ou Gato? Qual Animal de Estimação é Melhor para Você?


A dúvida mais crucial para as pessoas que pensam em ter um animal doméstico, é ter de escolher, na maioria das vezes, entre o cachorro ou o gato. Não é uma escolha fácil, já que ambos os animais possuem seus prós e contras em determinadas circunstâncias.

A grande maioria dos homens preferem o cachorro, por ser um animal fiel e companheiro. Já as mulheres os gatos, pois são mais caseiros e carinhosos. Partindo disso que nasce o verdadeiro dilema, qual é o melhor animal para se ter em casa? O cachorro ou o gato?

Ambos tomarão um pouco de seu tempo pessoal, pois irão necessitar de atenção, brincadeiras e idas regulares ao veterinário. Mas quando se trata da escolha entre os dois, é algo que depende muito da própria pessoa e de quanto ela está disposta a dedicar seu tempo e energia com o animal.

Vamos apontar os prós e contras de ambos os pets para que você possa fazer sua escolha com mais certeza, mas já adianto que não importa a opção, os dois são sempre ótimas companhias para se ter ao lado.

1) Prós e contras de se ter um cachorro

A) Prós

Apesar de tudo, devido ao forte laço que o cachorro possui ao seu dono, ele se tornará um fiel companheiro para todos os momentos. Ao adquirir um cão, ele formará um laço muito afetivo a você. Eles estarão presentes em vários momentos de sua vida e adoram cada momento que você passa ao lado deles, um animal que sempre estará feliz com você e tentará te agradar a todo instante.

Eles também desempenham múltiplas funções, como ser cães de guarda por exemplo, o que passa uma ótima sensação de segurança, se saem melhor até mesmo que um alarme de segurança. Porém a escolha de um cão deve prevalecer devido sua principal característica que é ser um parceiro para todas as horas e nunca lhe ignorar não importa a ocasião.

B) Contras

Os cães geralmente tomam mais tempo que os gatos, pois requerem mais responsabilidades e seus custos e cuidados são maiores. Eles necessitam que você passe um tempo ao seu lado e sentirão falta quando você estiver ausente.

Com o cachorro você terá que ser mais comprometido, ele também precisará que você passeie e brinque com ele quando for preciso, você não poderá negligenciar suas necessidades pessoais.

Caso você precise viajar, seja por férias ou a negócios, e não poder leva-lo, deverá achar alguém que cuide dele durante sua ausência para alimenta-lo e leva-lo para passear, pois ele se sentirá só durante seu afastamento.

No geral os cachorros são mais caros de manter do que os gatos, como, por exemplo, na alimentação, a ração do cachorro é mais cara e dependendo de seu porte ele irá consumir mais. Além de outros cuidados que envolvem a higiene.

2) Prós e contras de se ter um gato

A) Prós

Caso você não possua tanto tempo para dispor, o gato é o animal apropriado para sua escolha, pois eles são parcialmente independentes e não necessitam de atenção quase que constantemente.

Embora sinta também sua falta, eles conseguem se virar em sua ausência, são independentes pois possuem um instinto de caça e transitam livremente pelos lugares sem que você precise leva-los.

Gatos também precisam de brincadeiras e momentos com você, mas essas brincadeiras demandam menos esforço físico. Eles também se adaptam rápido a mudança de residência e são mais aceitos em condomínios e apartamentos no geral.

B) Contras

Embora precisem de menos cuidados em comparação aos cachorros, não quer dizer que são isentos disso. Os gatos precisam de alguns cuidados periódicos como a escovação, corte das unhas e a areia de sua caixa deve ser trocada todos os dias.

Os gatos geralmente são menos sociáveis que os cachorros, eles não possuem uma necessidade inata de procurar agrada-lo, não demonstram tanto sentimento e geralmente tomam algumas atitudes baseada em seus próprios interesses. A forma que ele tem de demonstrar seu carinho é diferente e peculiar.

Um comentário: