terça-feira, 19 de julho de 2016

Como mudar de casa com seu animal de estimação


Mudanças de casa são sempre momentos de adaptação ao novo ambiente, seja para humanos e animais de estimação. Enquanto os seres humanos podem externar seus sentimentos, os animaizinhos precisam mais ainda da ajuda de seus tutores para que a mudança seja agradável para todos. Leia abaixo algumas dicas de como fazer uma mudança suave para seu amiguinho.

Dicas para mudar de casa sem estressar o seu pet

Preparando o ambiente

Visite a nova casa e veja possíveis pontos de problema, como muros baixos, fácil acesso a rua é outros pontos de perigo. Telê todas as janelas da casa e caso seu bichinho seja acostumado a usar uma porta para animais, providencie uma para a nova moradia. Passeie com ele pela vizinhança, para que ele conheça a região e saiba voltar, caso se perca.

Na antiga casa, vá embalando a mobília e objetos com calma. Se possível, reserve um ambiente com os objetos de seu animal, criando um ambiente familiar a ele enquanto a casa vai sendo desmontada. Deixe este ambiente por último na hora de mudar, para que a rotina dele não seja tão modificada. Retire seu animalzinho antes de desfazer este cômodo, levando-o para a casa de amigos ou parentes que seu cão ou gato costuma visitar, ou para o hotelzinho que ele frequenta nas suas viagens. Isso reduz a ansiedade e estranhamento do animal à situação.

Adaptando a casa nova

Ao chegar à casa nova, arrume seus objetos, e coloque os objetos de seu animal de estimação em um local parecido com o da casa anterior. Espalhe pela casa roupas com seu cheiro, para que ele reconheça sua presença. Tente reproduzir fielmente a rotina da casa anterior, usando os mesmos potes, caminha e ração já usadas. Fazer mais mudanças no estilo de vida deles pode ser traumatizante.

Chegando à casa nova

Chegue com seu amiguinho na casa nova na sexta ou no final de semana, para que você tenha tempo para acompanhar a exploração do ambiente pelo animalzinho. Dê acesso aos locais que ele poderá usar, sempre conduzindo pela guia e coleira, para que ele não fuja caso se assuste com algum barulho ou movimento novo.

Para os gatos, crie um cantinho para todas as coisas dele, e deixe confinado neste ambiente até que ele se sinta a vontade naquele local. Depois disso, vá abrindo o resto da casa ao seu bichano. Sempre acompanhando para que ele não fuja. Associe o novo ambiente a brinquedos novos ou petiscos, se o animal demonstrar um bom comportamento.

Quando o bichinho não se adapta

Se seu amigo apresentar sintomas como choro, falta de apetite, falta de ânimo para brincar, vômito, diarreia, prisão de ventre, ele pode estar rejeitando o novo espaço. Procure seu veterinário, que pode recomendar algum fitoterápico ou até mesmo o serviço de um adestrador, para adaptar seu amiguinho à vida nova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário