quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Como economizar água dando banho a seco nos animais de estimação


A esteticista animal e consultora do mercado pet Laura Thomazini mostra como dar banho a seco em cães e gatos. “Não substitui o banho normal, mas é uma higienização bastante adequada”. Confira abaixo como fazer a limpeza em três passos e anote a receita caseira da solução que pode "substituir" a água.

1º passo: orelhas e focinho

No banho a seco, o primeiro passo é limpar os ouvidos com algodão molhado com um produto específico para isso. Em seguida, também com algodão e produto específico para a região, higienizar o focinho.

2º passo: barriga e genitália

Após isso, o dono irá limpar as patas, a barriga e as regiões genitais com um lenço umedecido para cachorros. O lenço para bebês não pode ser usado, já que tem um PH diferente do dos animais.

3º passo: limpeza do pelo com toalha e spray

Para finalizar, borrifar com um spray para “pele e pelo” que contenha fluído desembaraçador. Laura explicou que com o banho a seco, o banho tradicional pode ficar mais espaçado. “Se o animal toma banho toda semana, pode passar a tomar quinzenalmente, intercalando com o banho seco”.

Receita caseira para limpeza a seco

A esteticista animal também ensinou uma opção “mais em conta” para o banho a seco, que não demande tantos produtos específicos. A receita caseira contém um litro de água, uma xícara de álcool e uma xícara de vinagre.

O dono deve borrifar esse conteúdo em uma toalha úmida, e passá-la no sentido contrário do pelo do cachorro. Ao terminar, escová-lo no sentido do pelo.

Como economizar no banho tradicional

Para o banho tradicional, a esteticista recomenda aos donos de cachorros que comprem marcas de shampoo com maior poder de diluição.

Assim, o banho fará menos espuma e menos água será usada para enxaguar o animal. Laura também recomenda que, ao chegar do passeio, o dono passe um lenço úmido específico para cachorros nas patas e no focinho em vez de lavá-los com água corrente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário