quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Como ensinar uma criança a cuidar de seu animal de estimação


Ter um animal de estimação em casa é uma grande ideia para que as crianças desenvolvam interessantes aspectos de seu caráter e personalidade, como a responsabilidade, a empatia para com os seres vivos e o amor e respeito pelos animais. Mas o simples desejo de uma criança ter um filhote de cachorro, um gato ou um pássaro não basta, uma vez que este novo membro da família precisa de bem mais do que boas intenções: precisa de atenção, carinho e tempo. Por isso, em umComo.com.br, vamos dar algumas dicas para que saiba como ensinar uma criança a cuidar de seu animal de estimação sem que você acabe assumindo toda a responsabilidade.

Instruções

. É importante ensinar à criança como cuidar deste novo animalzinho, se você espera que ele realmente assuma a responsabilidade de cuidar dele. Lembre-se, no entanto, que em muitas situações deverá ajudá-lo e, inclusive, fazer o trabalho pela criança, por isso todos na família devem estar dispostos a dedicar algum tempo à tarefa.

. Primeiro, a criança deverá aprender como alimentar o animal de estimação e perguntar ao veterinário qual o tipo e a quantidade de alimento que devem ser administrados, ensine a criança como fazê-lo, os horários e a importância de não esqueceresta etapa.

. Ensine à criança a importância de verificar, pelo menos uma vez ao dia, o recipiente de água de seu animal de estimação. Mesmo que o recipiente esteja cheio, a água precisa ser trocada para que o animalzinho possa contar sempre com água fresca e limpa.

. No começo não o deixe passear sozinho com o animal de estimação. Mostre a ele como fazê-lo, como estar atento ao passar a rua, como segurar a coleira e o que fazer na presença de outros cães, se for este o caso. Se o animal for muito grande para a força da criança, deverá ser sempre acompanhado de um adulto.

. Caso se trate de um cachorro, treinem juntos o animal de estimação, comprem um livro da raça e aprendam quais são as melhores formas de educá-lo para que faça suas necessidades onde você deseja e para que faça alguns truques.

. Em relação aos dejetos do animal, no caso de um gato, a criança deve aprender como trocar a areia e manter limpo o espaço do felino. No caso de ser um cão, também deverá colaborar neste aspecto, mas sempre tentando usar luvas para não manipular acidentalmente os dejetos e ficar doente.

. Aprendam juntos como dar banho ao animal, caso seja necessário fazê-lo, e como manter a sua higiene, limpar suas orelhas, seus olhos, escovar seu pelo, etc.

. É importante que a criança saiba como tratar o animal, como brincar com ele sem machucá-lo, como discipliná-lo, caso seja necessário, e que entenda que o animal requer atenção e carinho. Lembre-se que, sem a sua ajuda ele não poderá saber nada disso. Por isso, a sua atitude ativa é muito importante se você espera que a criança se ocupe do animal.

. Se deseja saber mais sobre o tema, consulte nossos artigos como escolher o animal de estimação ideal para o seu filho e quais são as melhores raças de cães para as crianças.
. Se deseja ler mais artigos parecidos a como ensinar uma criança a cuidar de seu animal de estimação, recomendamos que entre na nossa categoria de Cuidado e desenvolvimento infantil .

Conselhos

. Não se esqueça que, apesar da criança ser a principal responsável, esta é uma tarefa que todos em casa têm que colaborar para garantir o bem-estar do animal de estimação.
. Antes de adquirir um mascote, faça com que o seu filho entenda que se trata de uma responsabilidade permanente e que deve assumi-la e se ocupar dela.

Fonte: Um Como

Nenhum comentário:

Postar um comentário