sexta-feira, 4 de setembro de 2015

6 verdades sobre as pessoas que preferem os gatos


Os amigos dos felinos nem sempre gozam de uma boa reputação. As pessoas que amam os bichanos são com frequência, vítimas de certo preconceito. Esse preconceito inclui desde apelidos ofensivos, até atribuir uma imagem negativa ou sinistra àqueles que têm gatos como animais de estimação. Embora nem sempre seja possível classificar todos os donos de gatos de maneira objetiva, devemos reconhecer que eles têm muitas características positivas em comum, e muitas delas são apoiadas pela ciência. “Os pesquisadores concordam com os recentes estudos realizados; eles lançam uma nova luz sobre as pessoas que preferem uma espécie de animal de estimação à outra,” afirma Somyr Perry, enfermeiro veterinário aposentado e consultor do site eHow Now Pets. E você se considera um amigo dos bichanos? Conhece alguém que se encaixa nessa descrição? Leia mais para descobrir as características que quase todos os apaixonados pelos felinos têm em comum.

1. Você tem a mente aberta

Durante um estudo realizado em 2010, publicado na revista Anthrozoos, os pesquisadores entrevistaram mais de 4.000 donos de animais e os classificaram em cinco traços da personalidade humana: extroversão, afabilidade, consciência, neuroticismo e mente aberta. Eles descobriram que as pessoas que preferem gatos geralmente têm uma mente mais aberta do que aquelas que preferem cães. Os pesquisadores relacionam isso com uma maior curiosidade intelectual e com a criatividade artística. Então, aproveite essa característica para descobrir quais são os seus interesses e se esforce para alcançá-los.

2. Você acha que seus gatos são seus semelhantes

Os amigos dos felinos respeitam os bichanos. Eles não podem suportar a ideia de ver essas criaturas inteligentes soltas nas ruas, sem a proteção de um lar. Eles são cheios de compaixão, e muitas vezes fazem esforços especiais para resgatar ou reabilitar gatos abandonados. “A maioria desse tipo de pessoas participa dos resgates e da reabilitação de gatos, além de cuidar de sua própria família, porém, nem todo mundo é capaz de fazer isso,” diz Perry.

E não importa como seus gatos chegaram até você, depois que eles entram em sua casa, já são parte da família. De acordo com os dados revelados por uma enquete de 2011 pela Harris Poll, 91 por cento dos donos de gatos consideram que o seu bichano faz parte da família, e 60 por cento desses donos costumam comprar presentes para os bichinhos com relativa frequência.

3. Você é introvertido e sensível

Os gatos são solitários e independentes por natureza, eles não sentem a necessidade de rodear-se de amigos, e o mesmo pode ser dito de seus donos. “Eu conheço muitos ‘amigos dos gatos’ que vivem sozinhos. E apesar de não me atrever a chamá-los de solitários, eles tendem a estar contentes com um estilo de vida independente,” diz Perry. Um estudo feito por pesquisadores da Universidade Carroll, nos Estados Unidos, confirma essa afirmação. Os pesquisadores entrevistaram 600 estudantes universitários e concluíram que aqueles que preferiam os gatos aos cães geralmente eram mais introvertidos. Apesar dos introvertidos poderem sentir-se à vontade na companhia de outras pessoas, eles necessitam de seus momentos a sós para relaxar e recarregar as energias.

4. Você é mais liberal (politicamente)

Sejamos cuidadosos, conservadores amigos dos bichanos. Uma enquete realizada pelo site Time.com em 2014 revelou que existe uma relação entre as tendências políticas liberais e a preferência por gatos a cães. Assim, mesmo que você seja um dono de gatos conservador, ou um liberal amigo dos cães, as probabilidades indicam que se você for um liberal, você com certeza deve amar os gatos.

5. Você sente gratidão pela atenção de seu gato

Vários estudos, publicados na revista Anthrozoos, descobriram que os donos de gatos muitas vezes buscam apoio emocional em seus animais de estimação. Em alguns casos, os gatos chegam até mesmo a substituir as pessoas nas redes sociais.

Um estudo realizado em 2007 pela Universidade de Tuskegee sugere que isso ocorre porque aqueles que têm gatos veem neles uma espécie de alma gêmea, já que os gatos compreendem e têm estados emocionais similares aos de seus donos. Portanto, você deve mostrar seu agradecimento quando seu gato fizer uma pausa entre tantos cochilos, refeições e “banhos”, para ouvir atentamente os seus problemas, e acalmar seus nervos abalados com aquele relaxante “ronrom”.

6. Você jamais sairá de casa sem retirar os pelos da roupa

Seu cuidado pessoal pode ser impecável, mas você sempre verifica que não haja pelos em suas roupas antes de sair de casa. Ou então, se já faz algum tempo que você tem gatos, você já deve ter aprendido a coordenar as cores de seu guarda-roupa com a cor do pelo de seu gato, para que ele não seja tão visível. Ah, por via das dúvidas, você sempre leva consigo aquele aparelhinho que remove os fiapos da roupa. Além disso, visto que quase 10 por cento das pessoas são alérgicas ao pelo dos animais, seus amigos e colegas de trabalho provavelmente apreciam seu esforço de manter sua roupa livre de pelos e sempre bem lavada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário