segunda-feira, 21 de setembro de 2015

A importância de brincar com seu pet


Alimentar, higienizar e vacinar os bichinhos de estimação são atividades básicas e fundamentais que garantem a saúde de qualquer pet por muitos anos, porém, existem outros aspectos indispensáveis na criação de animais domésticos, que são dependentes dos cuidados de seus donos desde o nascimento. Um deles é relacionado ao lazer do animal, que precisa de entretenimento e atenção para que possa desenvolver um comportamento tranquilo e dócil. Muitas pessoas negligenciam esta questão e acabam alimentando, inconscientemente, a raiva e a agressividade em cachorros, gatos e demais espécies domésticas.

Porém, todo o animal tem instinto de caça e necessita de liberdade para exercitar suas atividades básicas de sobrevivência. Este é o grande ponto a ser discutido e interpretado pelos donos e pessoas responsáveis por bichinhos de estimação, que costumam ficar sozinhos o dia inteiro ou esquecidos na área externa da residência.
Assim como as crianças são hiperativas e necessitam de cuidados especiais, os pet’s são dependentes das ações de seus donos desde a alimentação até o momento de dormir, já que foram escolhidos para o convívio doméstico. Manter os reservatórios de água e comida abastecidos não é o bastante para que o animal de estimação tenha uma vida saudável e feliz, sobretudo em seu modo de interagir com as pessoas ao seu redor.

Os animais domésticos se relacionam com os humanos conforme a criação que lhes foi dedicada desde o nascimento até a fase adulta. Quanto mais interativo e amistoso o contato entre os donos e seus bichinhos de estimação menores serão os problemas relacionados ao comportamento agressivo ou abrupto do animal no convívio com as pessoas e espécies diferentes.
Para que problemas de agressividade, impulsividade e desobediência sejam evitados, é importantíssimo que os animais tenham opções de entretenimento e diversão ao longo do dia, preferencialmente com seus donos ou pessoas próximas às quais devem obedecer as ordens delegadas. Do contrário, certamente o pet não terá limites em suas brincadeiras e não irá refrear seu instinto predador quando o mesmo for instigado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário