segunda-feira, 23 de maio de 2016

3 Motivos Para Adotar um Animal de Estimação


A alguns anos atrás eu trabalhei no Pet Shop da minha família, antes disso eu já gostava muito de animais, mas lá eu passei a ter maior conhecimento principalmente sobre animais de estimação. No momento eu tenho na minha casa apenas o Bob, um peixe beta, e a Lia, minha companheira canina, se você costuma ler o blog com frequência, já deve saber disso, mas o que eu ainda não contei por aqui é que durante minha adolescência quando eu morava com a minha mãe, eu sempre tive contato com muitos animais, dentre eles sete cachorros (todos tirados da rua), dois periquitos, uma calopsita e a Chiquinha, uma hamster, ahh... e tinhamos uma gata, a Sol, mas ela meio que nos abandonou pela vizinha (tudo bem Sol, a gente continua te amando), sem contar que também cuidávamos de um coelho. Então, creio que eu tenha uma enorme bagagem de convivência animal para escrever esse tipo de post, e pode acreditar em mim quando eu digo que adotar um bichinho é revigorante para a alma. Me admira muito eu ter seguido carreira na moda ao invés de medicina animal, mas tudo bem.

Antes de falarmos sobre alguns motivos para a adoção, é bom que a pessoa que pretenda dar esse passo tenha em mente que adotar um animal, é cuidar de uma vida, seja ela de qualquer espécie. Por isso, pense em suas circunstâncias antes de decidir se responsabilizar por um animalzinho. Ok? Ok. Então vamos lá.

1. Contribui Para a Diminuição de Animais Abandonados.
Estima-se que no Brasil haja 20 milhões de cães abandonados de acordo com as estatísticas da OMS. Quando você adota um cão ou um gato desamparados - no momento estamos falando de adotar e não sobre compra de filhotes - você contribui para que menos um animal sofra as consequências da vida na rua. Mas caso você não queira pegar um animal diretamente da rua, entre em contato com ONGs que fazem doações de animais, geralmente esses bichinhos já vem desverminados, vacinados e castrados, além disso, tais ONGs vivem cheias de animais a espera de um lar.

2. Animais de Estimação nos Fazem Bem.
De acordo com a revista Casa e Jardim, não apenas cães e gatos nos provocam sensações positivas, mas observar um peixe em um aquário por exemplo pode reduzir a ansiedade. Existe um estudo que diz que quem tem um bicho em casa reclama menos de pequenos problemas de saúde, por isso, é mais feliz.
Vemos como um animal pode nos fazer bem quando chegamos em casa depois de um dia cansativo e ainda conseguimos sorrir ao ver todo o amor do nosso bichinho que estava nos esperando. Pesquisas revelam que ter um animal em casa afasta a depressão e deixa o ambiente mais positivo para toda a família. Em alguns hospitais também existe a visita de cães aos doentes, por que se observa como esse tipo de visita faz bem a tais pessoas.

3. Por que ele Demonstra Amor e Te Faz Rir.
Seja por meio de uma lambidinha no rosto ou apenas sentar do seu lado quando você se sente triste, ele demonstra que te ama e que você é  especial pra ele. Aí você pode dizer que um hamster ou um peixe não demonstram tal amor, mas sem dúvida eles te fazem rir, o que acaba melhorando seu humor e te fazendo esquecer do problema que o afligia.

Não se limite apenas à compra de filhotes de cães, se você quer um bichinho que ocupe pouco espaço, compre um passarinho (verifique a procedência da ave), ou se você quer um amigo mais silencioso, adote um hamster ou porquinho da índia, se tem espaço na sua casa, você pode ter um coelho ou um cão de porte grande. Tenha um gato preto, branco ou mesclado, nenhum deles dá azar. Ou compre um peixinho, logo farei um post aqui no blog sobre como cuidar de peixes beta. Tenho certeza que se você ainda não tem um animal de estimação, vai ficar feliz com os sentimentos positivos e lições que um bichinho em casa pode te passar.
E pra terminar, caso você tenha conhecimento de maus tratos ou abandono animal, o número de denúncia para vários estados do Brasil é 181. Abandono é crime ambiental e nada o justifica.

Fonte: Apenas Leite e Pimenta
http://www.apenasleiteepimenta.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário