sexta-feira, 27 de maio de 2016

Cuidados com os animais de estimação no inverno


Assim como nós, nossos pets também contraem doenças respiratórias. Quando as temperaturas caem, a incidência aumenta. A doença pode ser causada por vírus, bactérias e até fungos, que levam a crises de tosse semelhantes a engasgos. Outros sintomas comuns são espirros, secreção nasal ou ocular, febre, apatia e falta de apetite.

Para cães, a recomendação é providenciar um agasalho que não prenda os movimentos. Se seu cão sai muito na rua, pode valer a pena ter também sapatinhos especiais para proteger as patinhas do chão e da chuva.

Os gatos são mais independentes, procure não deixá-los fora de casa à noite. Se seu gato tiver uma caminha preferida, pode valer a pena colocar uma bolsa de água quente embaixo do cobertorzinho para aquecê-lo mais.

Tome cuidados com pássaros. Caso você tenha gaiolas em casa ou pássaros um pouco mais livres, como calopsitas, pois a mudança brusca do tempo pode fazer mal a eles. Se puder colocar as gaiolas dentro de casa quando o tempo estiver mais frio, melhor. Tire ao menos de onde tem corrente de ar. Procure cobrir a gaiola com um pano na direção do vento durante a noite.

Se você tem répteis, garanta que eles fiquem com uma temperatura adequada. Quando as temperaturas caem demais, alguns répteis param de comer. Se isso acontecer com o seu, procure imediatamente um veterinário.

Quem tem coelhos consegue ficar um pouco mais tranquilo porque eles costumam resistir a baixas temperaturas. Fique atento(a) apenas à temperatura da água a noite, para que não fique muito gelada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário