segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Bichinho de estimação é tudo de bom!


Ter um bichinho de estimação em casa, inicialmente, parece ser uma ideia assustadora para muitos pais. A resistência à aceitação dos animaizinhos, geralmente acontece quando se pensa em todo o gasto que esse ato gera junto ao tempo que será necessário investir, nos primeiros meses, para uma boa educação e adestramento.

É, não é uma tarefa fácil! Mas especialistas em educação e psicólogos afirmam que o convívio das crianças com os bichinhos só traz benefícios. Quem tem algum tipo de animal de estimação em casa sabe a diferença que a presença deles faz ao ambiente.
Defendendo os inúmeros benefícios que os bichanos trazem às crianças, resolvi listar alguns. Quem sabe você que ainda está pensando no assunto não resolve e corre logo para escolher um?

Desenvolvimento físico

Os cães, por exemplo, necessitam se exercitar. Dessa forma, as crianças vão se sentir motivadas a fazer caminhadas e passeios ao ar livre, além de se sentirem importantes na realização dessa tarefa, afinal os animaizinhos ficarão a elas agradecidos pelas brincadeiras que farão juntos. E, durante essa ação, as crianças também estarão se exercitando e, por conseguinte, bichinho 1desenvolvendo-se fisicamente.

Responsabilidade

Todo cuidado necessário para criar um animalzinho pode ser transferido para as crianças, desde que orientadas por adultos.
Assim, são estimuladas no desenvolvimento de sua autonomia e responsabilidade. Cuidar da alimentação, da higiene e ficar atento à saúde e a medicações, favorece ao desenvolvimento do vínculo afetivo e também ajuda a lidar com todos os tipos de sentimentos - da frustração à alegria e até a mais difícil das situações: a morte. É nessa hora que o papel mais importante do animal de estimação se faz cumprir - fazer a criança aprender a lidar com a perda e com a dor.

Saúde

Os bichinhos são muito indicados para ajudar nas terapias assistidas, pois são capazes de promover melhorias físicas, sociais, emocionais e cognitivas. Além do afeto, os animais também podem transmitir outros benefícios para a saúde, como a resistência a algumas doenças, alergias e infecções de ordem respiratória.

Relacionamento

O desenvolvimento, a sensibilidade, a observação, os sentimentos de solidariedade, a compreensão, zelo, afeto, generosidade, respeito e carinho são alguns dos benefícios que a convivência com o animal traz para a criança, fazendo com que o relacionamento com outras pessoas se torne mais fácil e natural.

É importante, portanto, que a criança já tenha uma certa maturidade para lidar com todo esse processo. Envolvê-la nos cuidados com o animalzinho de estimação, somente a partir de 7 ou 8 anos.

Agora uma dica:

Se estiver em seus planos ter um animal de estimação, que tal adotá-lo?
Os bichinhos carentes e órfãos são extremamente carinhosos e serão eternamente gratos por todo carinho a eles depositado.

Fonte: http://www.renda.se/

Nenhum comentário:

Postar um comentário